José Cutileiro: “[Em 1974,] achava que Soares devia limpar o MNE, mas eu não tinha razão”

Em 2013, o embaixador José Cutileiro — que morreu há uma semana aos 85 anos, em Bruxelas — deu uma longa entrevista para um projecto de memória oral, nunca publicada e da qual publicamos um excerto. Escolhemos as partes em que fala da sua entrada na carreira, em 1974, e como se propôs para ir para Moçambique.

Foto

O historiador Pedro Aires Oliveira está a desenvolver o projecto Memória Oral da Diplomacia Portuguesa, uma parceria entre a Associação dos Amigos do Arquivo Histórico e Diplomático, o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Este é um excerto de uma longa entrevista inédita feita em Cascais, em 2013, ao embaixador José Cutileiro, que morreu a 17 de Maio.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção