PS assinala presidência portuguesa da UE

Conferências sobre o futuro da Europa fazem parte das iniciativas organizadas para assinalar o semestre.

Foto
António Costa, líder do PS, inaugura a exposição na sede do Largo do Rato, em Lisboa LUSA/MIGUEL A. LOPES

Na qualidade de secretário-geral do PS, o primeiro-ministro, António Costa, inaugura esta sexta-feira, às 18 horas, a exposição A Europa Connosco: o Partido Socialista e as primeiras eleições legislativas livres, na sede nacional do partido, em Lisboa. Esta é uma das iniciativas com que o PS assinala a presidência portuguesa da União Europeia que decorre até ao fim de Junho.

Organizada pelo PS em parceria com a Fundação Mário Soares e Maria Barroso, a exposição é comissariada por Maria Fernanda Rollo e Pedro Marques Gomes. O objectivo é assinalar a acção do PS nas eleições de 1976, nas quais, sob o lema “A Europa Connosco”, o PS iniciou a defesa da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE).

Das iniciativas fará parte uma série de conferências organizadas pelo PS e pela JS, bem como o lançamento, no final de Janeiro, do Prémio Mário Soares, uma iniciativa do grupo parlamentar socialista no Parlamento Europeu, coordenado pelo eurodeputado Carlos Zorrinho.

Um dos ciclos de conferência inicia-se a 30 de Janeiro e terá regularidade mensal até Junho. Organizado pela “Academia 86”, pelos grupos parlamentares do PS no Parlamento Europeu e na Assembleia da República e pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, este ciclo de conferências tem como tema “Construir um melhor futuro com a inspiração nos valores do passado”.

O coordenador é o eurodeputado Carlos Zorrinho que explicou ao PÚBLICO o objectivo destas conferências: “Inspirados pelos valores que nos levaram a integrar o projecto europeu em 1986, sob a liderança de Mário Soares, associamo-nos com entusiasmo a um ciclo alargado de conferências que visa colocar o debate europeu no centro de uma visão progressista para o futuro da Europa e de Portugal.”

Já a JS, em conjunto com o PS e os Global Shapers de Lisboa, organiza no primeiro semestre o ciclo de conferências Recuperar Portugal, que terá seis debates. Os temas em discussão serão as Desigualdades e Vulnerabilidades Sociais, o Potencial Produtivo e Competitividade, a Transição Climática, a Transição Digital, o Futuro do Trabalho e a Coesão Territorial.

Sugerir correcção
Comentar