A rainha de Inglaterra vale tanto como um Presidente português

A igualdade de tratamento entre uma rainha britânica e Presidentes que lutaram pela democracia e exerceram os mais altos cargos no serviço público não é apenas um sintoma de provincianismo: é um sinal de desrespeito do país para consigo próprio

O deputado Pedro Filipe Soares, do Bloco, protestou contra a declaração de três dias de luto nacional pela morte da rainha Isabel II. Porque é um gesto “tanto provinciano como pacóvio” e porque não “representa o sentimento popular e republicano”. Desconte-se o exagero da sua pretensão em interpretar o que é o “sentimento” das pessoas e da República, até porque a atenção que a imprensa e as televisões dedicaram às homenagens fúnebres da rainha é, por si só, capaz de mobilizar um apego especial à memória de sua majestade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 85 comentários