Salgado Zenha, um perfil sentimental

Em privado, era sentimental, bem-humorado. Em público, sobressaía o carácter frio e racional do político e do advogado. Salgado Zenha nasceu em Braga há 100 anos, numa família da “burguesia ética”.

Foto
DR

Quase 30 anos após a morte (no dia 1 de Novembro de 1993), a face humana de Francisco de Almeida Salgado Zenha começa finalmente a ressurgir na região de Braga. Foi no centro desta cidade que nasceu há 100 anos e é aqui que está centrado o programa de celebração do centenário, a 2 de Maio, daquela que é uma das figuras mais relevantes da luta antifascista e do combate ao Estado Novo. O aluno e jurista brilhantes, o advogado implacável, o político incansável. E o ser humano afável, generoso, sentimental. Um homem racional e de grandes paixões, com total disponibilidade para os outros — o país, os cidadãos, os amigos, a família.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários