A água das praias está melhor este ano

Há menos praias onde o banho é desaconselhado ou proibido. A análise é da associação Zero.

Foto
A Zero recomenda que os frequentadores das zonas balneares tenham em atenção a qualidade da água do mar ou dos rios Ricardo Silva

A Zero — Associação Sistema Sustentável Terrestre avaliou os resultados de todas as análises efectuadas até 31 de Julho e disponibilizadas no Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos da Agência Portuguesa do Ambiente. Resultado: “A situação da presente época balnear é consideravelmente mais favorável” do que no ano passado.

Há menos praias onde o banho é desaconselhado ou proibido, diz a associação em comunicado desta sexta-feira.

“Apesar de este ano existirem mais 10 zonas balneares, perfazendo um total de 579”, das quais 443 costeiras, 22 de transição (em estuários, por exemplo) e 115 interiores, o número de praias com valores acima dos limites de Enterecocos intestinais e Escherichia coli desceu, afirma a associação ambientalista liderada por Francisco Ferreiras.

Em 2015, foram 16 as praias, das quais três interiores, a apresentar, pelo menos, uma análise acima do valor-limite e, este ano, esse valor desceu para 10 praias, quatro das quais interiores.

Até agora, afirma a Zero, estiveram interditas duas praias (Mosteiro, em Pedrogão Grande e Gorgulho, no Funchal). No segundo caso, a interdição de cinco dias esteve relacionada com a má qualidade da água.

O comunicado da Zero acrescenta ainda que as praias que apresentaram problemas mais significativos foram Adaúde, em Braga, Frente Azul e Seca, em Espinho, Gorgulho, no Funchal, Bogueira, na Lousã, Porto Santo — Ribeiro Cochino, em Porto Santo, Troviscal, em Sertã, e Miramar, em Vila Nova de Gaia.

Em Parque Dr. José Gama, em Mirandela, e Vila Praia de Âncora, em Caminha, “ainda não é apresentada uma análise onde os valores-limite tenham deixado de ser ultrapassados”.

A Zero lamenta que na base de dados consultada não estejam presentes quaisquer dados de zonas balneares na região autónoma dos Açores. E recomenda que os frequentadores das zonas balneares tenham em atenção a qualidade da água do mar ou dos rios.

Sugerir correcção
Comentar