Cinco casos de vírus de Zika confirmados em Portugal

Todos os casos confirmados no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge foram importados do Brasil.

Foto
O vírus Zika continua a alastrar no continente americano DR

Portugal registou cinco casos de vírus de Zika, transmitido por picada de mosquitos infectados e associado a complicações neurológicas e malformações em fetos, todos eles importados do Brasil, segundo fonte do instituto que realiza as análises.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), que faz o diagnóstico de doença por vírus de Zika, os cinco casos detectados em Portugal referem-se a cidadãos que contraíram a infecção quando estavam no Brasil, tratando-se, portanto, de casos importados.

O vírus de Zika é transmitido aos seres humanos por picadas de mosquitos infectados, não se transmitindo de pessoa para pessoa. Foi isolado pela primeira vez em 1947, num macaco rhesus oriundo da floresta de Zika, no Uganda.

Segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS), "os sintomas e sinais clínicos da doença são, em regra, ligeiros: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares".

"Com menor frequência, podem ainda ocorrer dores nos olhos e sintomas gastrointestinais. Há suspeitas (ainda não inteiramente comprovadas) de que a doença possa provocar alterações fetais durante a gravidez, em particular microcefalia", acrescenta a DGS.

Foram notificados casos de doença por vírus de Zika em vários países: Brasil, Cabo Verde, Colômbia, El Salvador, Fiji, Guatemala, México, Nova Caledónia, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Samoa, Ilhas Salomão, Suriname, Vanuatu, Venezuela, Martinica, Guiana Francesa e Honduras.

Na passada segunda-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o vírus de Zika vai continuar a espalhar-se pelo continente americano.

 

Sugerir correcção
Comentar