Incêndio consumiu pavilhão da fábrica da Nexx em Amoreira da Gândara

Fogo que deflagrou ao início da tarde deste sábado já está "controlado". Há cerca de 150 postos de trabalho potencialmente ameaçados.

Foto
Imagem retirada do vídeo registado por Paulo Peixoto DR

Um incêndio consumiu durante a tarde deste sábado um pavilhão da fábrica de capacetes Nexxpro em Amoreira da Gândara, Anadia, distrito de Aveiro. Fonte dos Bombeiros Voluntários de Anadia disse ao PÚBLICO que os meios foram chamados para o terreno às 15h12 e que a fábrica estava na altura “a arder muito”. Horas depois, pelas 18h, o fogo já se encontrava dominado.

Até ao momento não há registo de feridos resultantes do "fogo de grandes dimensões", disse ao PÚBLICO fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro. Cerca de 150 funcionários trabalhavam naquela unidade, mas a fábrica não se encontrava a laborar ao sábado.

Segundo o site da Protecção Civil, pelas 18h, permaneciam no local 58 operacionais e 19 veículos terrestres a apoiar no combate à extinção do fogo, o que pode ainda demorar algum tempo tendo em conta que existe muito material inflamável no interior da fábrica. Fonte dos Bombeiros de Anadia diz ainda que existem elementos de outras corporações de bombeiros a ajudar a extinguir as chamas. "Não há perigo", garantiu a comandante dos Bombeiros Voluntários de Anadia à RTP, adiantando ainda que o pavilhão ardeu "na totalidade". 

A fábrica está situada numa zona industrial do concelho da Anadia, junto à auto-estrada A1. 

Vídeo registado por Paulo Peixoto

Mais de uma centena de postos de trabalho em risco

A presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, que se deslocou ao local do incêndio, disse este sábado à Lusa que "ainda é cedo" para saber se a Nexxpro está em condições para retomar a produção a curto prazo, o que poderá deixar em risco 150 postos de trabalho. "O dono da fábrica [o empresário Hélder Loureiro] está a tentar avaliar se é possível recuperar algum equipamento", explicou a autarca. 

Teresa Cardoso aproveitou para deixar uma palavra de "solidariedade e incentivo" aos trabalhadores e proprietários da empresa. Fundada em 2001, a Nexxpro produz capacetes e acessórios para motociclismo, tendo sido a primeira empresa em Portugal a usar tecnologia para a produção de capacetes em fibra. Um dos seus produtos de maior sucesso é um capacete para motas forrado em ganga.

Ao longo dos anos, a Nexxpro desenvolveu parcerias com diversas marcas internacionais, como a Hugo Boss e a Swarovski, tendo iniciado em 2015 uma participação na alta competição, com a entrada no Mundial FIM de Superbikes. Actualmente, a marca é representada em 56 países espalhados pelo mundo "com perspectivas de a curto prazo estender a sua representação a novos mercados". com Lusa

Sugerir correcção
Ler 1 comentários