Iscte desiste de fazer exames na FIL

Clarificação das regras da Direcção-Geral da Saúde permite à instituição manter as provas nas suas instalações. A instituição de ensino superior tinha arrendado 12 salas no edifício do Parque das Nações, em Lisboa.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Ao contrário do que chegou a ser anunciado pelo Iscte​ – Instituto Universitário de Lisboa, os exames finais deste ano lectivo vão realizar-se nas suas instalações e não na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. Uma “clarificação das regras” da Direcção-Geral de Saúde para as provas no ensino superior permite à instituição mantê-las dentro de portas.

Numa primeira leitura das determinações da DGS, o Iscte​ entendeu que não reunia as condições para a realização dos exames, que a partir desta segunda-feira deviam ter começado a ser feitos na FIL. No entanto, uma “clarificação das regras” posterior permitiu concluir que “a universidade reúne todas as condições de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde, não sendo por isso necessário realizar os exames" no edifício do Parque das Nações, informa fonte da instituição de ensino liderada por Maria de Lurdes Rodrigues.

O campus do Iscte​ na Avenida das Forças Amaradas “tem espaços adequados para tal nos quais todas as regras sanitárias exigíveis poderão ser respeitadas em total segurança”, garante agora a reitoria da instituição.

Para a realização dos exames presenciais, o Iscte​ chegou a arrendar 12 salas da FIL, com capacidade para cerca de 50 pessoas. Na sequência dessa decisão inicial, o PÚBLICO tinha contactado as restantes universidades públicas e mais nenhuma ponderava a realização de exames presenciais fora de instalações próprias.

No Iscte​, em todos os espaços do campus da Avenida das Forças Armadas, onde estão a decorrer os exames, será obrigatório o cumprimento das regras recomendadas pelas autoridades de saúde como a distância igual ou superior a dois metros entre estudantes e docentes, o uso de máscara e higienização das mãos. A ocupação dos lugares sentados deve ser efectuada com um lugar livre entre os estudantes, sendo a fila anterior e seguinte com ocupação de lugares desencontrados.

Além disso, os exames serão distribuídos por diferentes dias por forma a evitar a circulação de muitos estudantes pelo campus durante o mesmo período e a acautelar eventuais aglomerações. Todas as salas e auditórios utilizados serão desinfectados antes e após a realização de cada exame.

Sugerir correcção