Julho mais fresco dos últimos 30 anos? A culpa é do anticiclone dos Açores

Os próximos dias deverão manter a tendência de um Verão relativamente fresco para os padrões dos últimos anos.

Foto

LO posicionamento do anticiclone dos Açores, que está deslocado para oeste em relação ao normal para esta época do ano, é o principal responsável pelos muitos dias de temperaturas baixas que têm caracterizado este verão.

O mês de Julho foi até ao dia 18 o que teve o valor médio da temperatura máxima do ar mais baixo dos últimos 30 anos.

"Verifica-se que o valor médio da temperatura máxima do ar no período de 1 a 18 de Julho apresenta um desvio em relação ao valor normal mensal de -1,6°C[graus Celsius], sendo até 18 de Julho o valor mais baixo dos últimos 30 anos", de acordo com informação disponibilizada à agência Lusa pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Por exemplo, nos dias 12, 14 e 15 Julho, as temperaturas máximas nas regiões do sul foram de menos quatro graus Celsius do que o normal.

Já nos primeiros 13 dias de Junho, os valores de temperatura máxima tinham sido inferiores ao normal em todo o território. Contudo, seguiu-se um período quente, entre 15 a 25 de Junho -- altura em que ocorreu uma onda de calor, na região norte e em alguns locais do centro - e um período normal, entre 26 e 30 de Junho.

Em Junho e na primeira metade de Julho, a situação meteorológica em Portugal foi "determinada por um ou mais núcleos anticiclónicos localizados sobre o Atlântico, cuja acção se fazia sentir desde a região dos Açores, para nordeste, até à Escandinávia, enquanto a Península Ibérica esteve sob a influência de depressões, com expressão em altitude, e pela passagem de superfícies frontais de fraca actividade", de acordo com a explicação científica do IPMA.

À Lusa, a meteorologista do IPMA Sandra Correia explicou que o posicionamento do anticiclone dos Açores é determinante para as condições meteorológicas em Portugal. Este anticiclone, cuja posição média se localiza na região do arquipélago dos Açores, move-se em geral para nordeste no verão e mais para sul no inverno, conforme explicação do IPMA.

De acordo com as previsões feitas a esta data, os próximos dias não serão mais quentes.

O IPMA, na sua previsão mensal actualizada na quinta-feira, indica que na próxima semana - de 23 a 29 de Julho - há indicação de precipitação abaixo do normal e de temperatura também abaixo do normal praticamente para todo o território.

Na semana seguinte, de 30 de Julho a 5 de Agosto, o panorama é semelhante, com a possibilidade de formação de nevoeiro ou nebulosidade baixa junto à faixa costeira ocidental, e que poderá também formar-se noutras regiões do território.

Relativamente à previsão trimestral, actualizada na segunda-feira, a análise conjunta de vários modelos feita pelo IPMA, a antevisão para o mês de Agosto é de "precipitação acima do normal (5 a 10 mm) nas regiões do interior norte e centro e de temperatura abaixo do normal (-0,5 a -0,25 °C) nas regiões do interior sul".

Para Setembro, um dos modelos matemáticos com base nos quais o IPMA faz as suas previsões, não indica qualquer orientação de sobre se vai chover mais ou menos ou se a temperatura vai subir ou descer, no entanto, outro modelo tem indicação de temperatura abaixo do normal na região sul.

A meteorologista Sandra Correia sublinha que "a previsão mensal corresponde a um produto em fase de desenvolvimento e apresenta cenários em termos probabilísticos. A sua utilização deve ser feita com reservas".

Sugerir correcção
Ler 3 comentários