Missas suspensas a partir de sábado

As missas eram uma das excepções previstas no novo confinamento. Decisão foi tomada por causa do agravamento da situação epidemiológica em Portugal.

Foto
Rui Gaudencio

As missas serão suspensas a partir de sábado, anunciou esta quinta-feira a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). A decisão foi tomada por causa do agravamento da situação epidemiológica da covid-19 – com cada vez mais casos de infecção, mortes diárias e internamentos. As missas eram uma das excepções previstas no novo confinamento.

“Embora lamentando fazê-lo, a Conferência Episcopal Portuguesa determina a suspensão da celebração ‘pública’ da Eucaristia a partir de 23 de Janeiro de 2021, bem como a suspensão de catequeses e outras actividades pastorais que impliquem contacto, até novas orientações”, refere um comunicado da CEP enviado à agência Ecclesia.

No caso dos arquipélagos da Madeira e dos Açores serão dadas “orientações próprias” pelas dioceses locais.

Os bispos sublinham que é “um imperativo moral para todos os cidadãos, e particularmente para os cristãos, ter o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação”.

Em alternativa, serão apresentadas celebrações transmitidas em directo ou por via digital.

Os funerais continuam a ser celebrados de acordo com as orientações já em vigor.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários