Presidente da Relação optou por não retirar Rui Rangel dos processos-crime

Orlando Nascimento justifica posição com o facto de os juízes serem inamovíveis. Ministério Público apresentou um pedido para impedir o juiz Rui Rangel de decidir o recurso da Operação Marquês, um dos seis casos crime que foram atribuídos esta semana ao juiz da Relação de Lisboa.

Foto
Esta semana foram distribuídos em sorteios realizados pelo sistema informático seis processos criminais a Rangel, um dos quais um recurso da Operação Marquês. Foram os primeiros casos atribuídos a Rangel, como juiz relator, desde que regressou às funções, depois de mais de um ano de suspensão relacionado com o processo-crime em que está em envolvido e com um processo disciplinar relacionado com os mesmos factos mas que corre de forma independente. LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

O presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Orlando Nascimento, tem competências para colocar o juiz Rui Rangel numa secção que decida só processos cíveis ou de Direito do Trabalho, afastando o magistrado, suspeito de vários crimes na investigação da Operação Lex, da análise de casos penais. No entanto, Orlando Nascimento optou por não o fazer, por considerar que tal violaria o princípio da inamovibilidade dos juízes, como explicou o mesmo ao PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 43 comentários