Serão necessários 1500 professores de Matemática mas só 53 estão a ser formados

Há poucos inscritos nos mestrados que dão acesso à docência. É preciso chamar mais alunos das licenciaturas, diz especialista nomeada pelo Governo para estudar o tema.

Foto
O grupo de recrutamento de Física e Química está em pior situação, com apenas 28 estudantes nos cursos que dão acesso à docência Nelson Garrido

Portugal vai precisar de contratar, até ao final desta década, mais de 1500 professores de Matemática do 3.º ciclo e ensino secundário, mas vai ter dificuldade em recrutá-los. Só há 53 estudantes em mestrados que abrem as portas à docência naquela disciplina. Os problemas nesta área não são caso único. Em Português, Biologia e Geologia e Física e Química, o número de alunos no ensino superior também é muito inferior às necessidades das escolas. As conclusões constam do relatório do grupo de trabalho nomeado pelo Governo para rever as condições que habilitam dar aulas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 67 comentários