Soja, óleo de palma e carne: o que se come na Europa destrói florestas e savanas

Relatório divulgado esta quarta-feira mostra que União Europeia foi, em 2017, responsável por 16% da desflorestação associada ao comércio internacional. Em Portugal, o consumo per capita deste tipo de produtos não coloca o país num lugar muito confortável.

Foto
A Amazónia é uma das áreas mais afectadas por este problema, mas não só as florestas a sofrer, avisa a WWF REUTERS/Paulo Whitaker

Soja, óleo de palma e carne – são estes os três produtos importados pela União Europeia (UE) que mais contribuem para que este espaço continue a ter uma elevada responsabilidade na degradação e desflorestação de ecossistemas vitais, tais como as florestas tropicais, as zonas húmidas ou savanas. Numa altura em que está a ser preparada legislação para combater a desflorestação directamente ligada ao consumo no espaço europeu, a WWF (World Wild Fund for Nature) apresenta um relatório que mostra que, em 2017, a UE foi responsável por 16% da desflorestação associada ao comércio internacional, sendo ultrapassada apenas pela China (24%). Portugal aparece como o 6.º Estado-membro com maior consumo per capita associado à desflorestação relacionada com o comércio internacional.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 24 comentários