William Bourdon: “Rui Pinto deveria ser o orgulho de Portugal”

Advogado defendeu os whistleblowers mais conhecidos, assumindo actualmente a representação do denunciante português. Bourdon acredita que, com os Luanda Leaks, mais cidadãos portugueses ficarão “agradecidos a Rui Pinto” pelos crimes revelados nestas investigações.

Foto
Advogado francês faz parte da equipa de defesa de Rui Pinto Benoit Tessier/REUTERS

Julian Assange (WikiLeaks), Hervé Falciani (Swissleaks), Antoine Deltour (Luxleaks), Edward Snowden e, mais recentemente, Rui Pinto: a lista de denunciantes representados pelo advogado francês William Bourdon é longa. Bourdoun é, ainda, o fundador da plataforma de apoio a denunciantes africanos (PPLAAF) que recebeu os documentos de Rui Pinto usados nas revelações dos Luanda Leaks. Em entrevista ao PÚBLICO, o advogado explica como foi tomada a decisão de revelar o papel de Rui Pinto nesta investigação, comentando também o processo em que o seu cliente vai ser julgado por 90 crimes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção