Apple alerta para graves falhas de segurança em iPhones, iPads e Macs

Especialistas em segurança aconselharam os utilizadores a actualizarem os dispositivos afectados: iPhones 6S e modelos posteriores, vários modelos iPad, todos os modelos do iPad Pro e o iPad Air 2 e computadores Mac com macOS Monterey.

Foto
Especialistas aconselham utilizadores a actualizarem dispositivos da Apple Reuters/STEPHANE MAHE

A Apple alertou para graves vulnerabilidades de segurança em iPhones, iPads e Macs, que podem permitir a hackers assumir o controlo total destes dispositivos, noticiou a agência Associated Press (AP).

Segundo dois relatórios de segurança da Apple, publicados na quarta-feira, as falhas de software podem permitir que hackers assumam o controlo total dos dispositivos e que “executem qualquer código como se fosse o utilizador”. A gigante tecnológica sublinhou ainda que está “consciente para a existência de um relatório que indica que este problema pode ter sido activamente explorado”.

Especialistas em segurança aconselharam os utilizadores destes equipamentos a actualizarem os dispositivos afectados: iPhones 6S e modelos posteriores, vários modelos iPad, incluindo de 5.ª geração e posteriores, todos os modelos do iPad Pro e o iPad Air 2 e computadores Mac com macOS Monterey. As falhas de segurança também afectam alguns modelos de iPod.

Para Rachel Tobac, CEO da SocialProof Security, activistas ou jornalistas devem estar particularmente atentos à actualização de software nos seus dispositivos, para evitarem ser alvo de espionagem.

Para actualizar o iPhone e o iPad para a nova versão 15.6.1, vá a Definições > Geral > Actualização de software. No computador (versão 12.5.1) vá a Definições > Actualização de software.

O sistema operativo watchOS (relógios) não foi actualizado.

Também esta quinta-feira foi lançada uma correcção de segurança para o browser Safari (15.6.1) nos sistemas macOS Big Sur (11) e Catalina (10.5).

No início de Junho a Apple deu a conhecer os próximos sistemas operativos iOS 16, iPadOS 16 e macOS Ventura, cujo lançamento deverá acontecer pouco depois da apresentação do iPhone 14, no próximo mês de Setembro.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários