Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

Além de celebridades, o pódio das buscas é ocupado por muitas perguntas. O Tinder gerou mais confusão do que a entrega do IRS.

Foto
Desde Maio que o nome de Bruno de Carvalho gera muito interesse daniel rocha

Destituído da liderança do Sporting e detido durante dias, Bruno de Carvalho não teve um ano fácil, mas acaba 2018 no lugar cimeiro do Google. De entre as personalidades portuguesas, o nome do antigo director do Sporting foi o mais pesquisado no motor de busca em Portugal.

A lista de pesquisas do ano inclui ainda nomes como a cantora Maria Leal, a apresentadora da RTP Helena Ramos, que morreu este ano com 64 anos, e o futebolista Rui Patrício. 

Como é hábito, a menos de um mês do final do ano, o Google faz o balanço de como as suas ferramentas foram usadas nos últimos 12 meses. Recentemente, divulgou a lista dos vídeos mais populares no YouTube.

A nível global, a personalidade mais pesquisada foi Meghan Markle, a antiga actriz norte-americana que se tornou membro da família real britânica depois de se ter casado com o príncipe Harry.

Mas não são só celebridades que levam os portugueses ao Google. O pódio das buscas também é ocupado por muitas perguntas, com o Tinder a gerar mais confusão do que os impostos: em 2018, “como funciona o Tinder?”, foi mais pesquisado do que “como preencher o IRS?” Mas a questão mais perguntada ao Google foi “como fazer slime?” Trata-se de uma massa pegajosa que é usada como um método de relaxamento (de forma semelhante a uma bola anti-stress), em milhares de vídeos virais da Internet.

O Google explica que a lista é “um olhar anual para o top de tendências na pesquisa”. Baseia-se em múltiplas fontes, incluindo a ferramenta Google Trends, que pode ser consultada por qualquer pessoa e mostra as pesquisas mais populares, a nível global, ao longo do tempo. “Analisamos a agregação de biliões de pesquisas ao longo do ano. As tendências geralmente identificam melhor aquilo que chamou mais a atenção das pessoas”, lê-se no comunicado do Google. Variações da mesma pesquisa, ou as pesquisas para aceder a ferramentas online (por exemplo “gmail iniciar sessão” ou “facebook”) são desclassificadas.

Em Portugal, as notícias que geraram mais interesse foram o incêndio de Monchique, as eleições no Brasil, e o furacão Leslie, que em Portugal levou vários eventos a serem cancelados.

Os óbitos também marcaram as pesquisas dos portugueses: a lista de nomes estrangeiros mais pesquisados em Portugal inclui várias personalidades que morreram em 2018. Entre elas, o músico sueco Avicci, o criador dos heróis da Marvel, Stan Lee, o cantor Mac Miller, e o chef e apresentador de televisão Anthony Bourdain.  

A nível global, o Mundial de futebol, o furacão Florence e o casamento real britânico, foram alguns dos eventos mais pesquisados do ano.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários