Governo investe 23 milhões para aumentar competências digitais

Oito milhões destinam-se à administração pública e populações vulneráveis, e seis milhões serão usados para fomentar o contacto com computadores no ensino básico.

Foto
Marco Duarte/arquivo

O Governo anunciou que vai aplicar 23 milhões de euros até 2021 para aumentar as competências dos portugueses na área digital, com acções que vão desde formação nos primeiros anos de escolaridade até pós-graduações.

A maior fatia, de oito milhões de euros, destina-se a dar competências a funcionários da administração pública e a populações vulneráveis. Está prevista a criação de um programa de mentores e formação para os funcionários das instituições que trabalham com populações vulneráveis a nível local, especialmente desempregados, precários, pessoas com baixa escolaridade, crianças e jovens em risco, minorias étnicas, imigrantes e idosos. Outro objectivo é contrariar a falta de mulheres nas profissões tecnológicas.

O financiamento foi comunicado pelo Governo nesta quarta-feira, em Lisboa, e destina-se ao programa INCoDe.2030, uma iniciativa governamental de fomento das competências digitais.

Seis milhões de euros irão para a informática no primeiro ciclo. O objectivo é ensinar professores a levarem os alunos a lidar com computadores, usando plataformas digitais de apoio às aulas.

O financiamento inclui também cinco milhões de euros para formação profissional de pessoas que já trabalham. Será feita através de cursos curtos, de especializações e de pós-graduações orientadas para vias profissionais em áreas como programação, automação e robótica.

Quatro milhões de euros irão para formação avançada para licenciados de áreas não técnicas. A formação será feita com cursos de um ano, seguidos de estágios em empresas.

No âmbito do programa INCoDe.2030 já foram investidos 4,3 milhões de euros para apoiar 19 projetos que visam levar tecnologias de inteligência artificial para a administração pública.

Sugerir correcção
Comentar