Pais do e-mail e telefone móvel afirmam que "está muito por fazer"

Foto
Martin Cooper, com um dos primeiros modelos de telefone móvel

Os engenheiros Raymond Tomlinson e Martin Cooper, considerados pais de dois dos serviços que revolucionaram as comunicações no século XX, o correio electrónico e o telefone móvel, respectivamente, defendem que "está muito por fazer" nas telecomunicações.

Tomlinson e Cooper vão ser distinguidos com o Prémio Príncipe das Astúrias na categoria de Investigação Científica e Técnica que vão receber das mãos do herdeiro da coroa espanhola, Felipe de Borbón, numa cerimónia que acontece em Outubro.

Tomlinson, criador do correio electrónico, considerou que, na tecnologia, "há sempre desafios" e um deles vai ser a distribuição da Internet de forma mais equitativa, "proporcionando as infra-estruturas necessárias para facilitar o acesso ao e-mail".

O informático de 68 anos afirmou ainda que vamos assistir "a um acesso cada vez maior" às redes e em lugares cada vez mais remotos.

Tomlinson começou a trabalhar num programa para enviar mensagens a outros utilizadores de computador "mas apenas entre usuários do mesmo computador, não havia nenhuma rede", explicou.

Em 1971, com a expansão das redes de comunicação e da Internet, Tomlinson começou a investigar como enviar e receber mensagens de um computador para outro: "Queria estender essa capacidade para usar a rede e enviar mensagens a pessoas que estavam a trabalhar noutros computadores, além daquele em que eu estava a trabalhar", afirmou. O problema era encontrar um elemento que separasse o nome do usuário do computador da rede utilizada para enviar a mensagem, pelo que foi usado o símbolo "@", que praticamente não tinha utilização.

Martin Cooper, inventor do telefone móvel, considerou que as duas invenções tornaram-se uma espécie de "sinergia" do século XXI em que os telemóveis com Internet e os serviços de Internet para a rede móvel se complementam.

O informático de 81 anos afirmou ainda que "isto é só o princípio da revolução das comunicações sem fios."

Para Cooper, "no futuro, as operadoras móveis vão permitir (a utilização) de novas aplicações e serviços que vão ajudar as pessoas a viver melhor" e "a combinação dos conceitos de tecnologia sem fios, Internet e correio electrónico" vão manter-se.

Cooper começou a sua actividade a desenvolver sistemas portáteis de rádio para agentes da polícia, em 1954, mas a intenção era que "todo o mundo pudesse comunicar entre si."

A 3 de Abril de 1973, Cooper realizou a primeira chamada considerada “móvel”.

Sugerir correcção
Comentar