Descer em latitude

Diz o dicionário enciclopédico que “Sul” é “um dos quatro pontos cardeais”, mas também é “o meio-dia” e “o ponto do horizonte directamente oposto ao Norte e que nos fica à direita quando estamos voltados para o nascente”. Mais se acrescenta: “Região ou regiões situadas a sul.” Na nossa geografia, Algarve.

Agosto começou e esse foi o rumo de muitas famílias portuguesas, que cedo começaram a descer em latitude. Logo no dia 1, diziam as rádios que estava difícil transitar na auto-estrada que leva àquele destino. Contra ou a favor das portagens, a verdade é que os automobilistas continuam a desprezar a velhinha estrada que também desagua no Algarve. Aí, circulava-se sem complicações.

Se a ideia era chegar depressa ao Sul, os da “estrada lenta” conseguiram andar mais depressa e instalar-se primeiro no litoral “meridional” do país, para finalmente gozarem as férias do Verão de 2015.

“Sul”, no Brasil, abrange a região que vai do estado do Espírito Santo até ao Rio Grande do Sul. Também é nome de vento, o que sopra dessa direcção e é muito quente. Pode chamar-se-lhe “suão”. Para sinónimo de “Sul”, encontrou-se “pólo austral”.

O ponto mais a sul de Portugal continental é o cabo de Santa Maria (36°57’N 7°53’O), em Faro. Se incluirmos as ilhas, é a ponta do Sul (30°2’N 16°2’O), no ilhéu de Fora (ilhas Selvagens), arquipélago da Madeira.

Boas férias, em qualquer  latitude. 

Sugerir correcção
Comentar