Primeiros sinais da morte do Atlântico captados por geólogos portugueses

Novo estudo com portugueses sugere que a zona de subducção que consome o Mediterrâneo está a caminho do Atlântico para o engolir. É “como uma infecção” que vai invadir o oceano em 20 milhões de anos.

Foto
Junto ao estreito de Gibraltar (com a Europa em baixo e África em cima) há uma fronteira entre duas placas tectónicas, em que uma mergulha sob a outra por ser mais pesada Estreito de Gibraltar/NASA
Ouça este artigo
00:00
07:56

Pode ser o início da morte do oceano Atlântico. Uma zona de subducção actualmente situada abaixo do estreito de Gibraltar, em que uma placa tectónica mergulha debaixo de outra em direcção ao manto da Terra, parece estar a propagar-se muito lentamente a caminho do Atlântico e pode culminar, após um “período de dormência”, na formação de um anel de fogo que acabará por engolir o oceano, condenando-o ao desaparecimento. O fenómeno, que é uma espécie de invasão geológica vinda do Mediterrâneo, pode explicar a elevada magnitude do terramoto de 1755 — e lembra que outro sismo semelhante pode estar no horizonte.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários