A viagem poética e subaquática de Andrew McNicol com a Companhia Nacional de Bailado

Num programa partilhado com Balanchine e Forsythe, o coreógrafo inglês estreia Upstream, peça criada para a companhia portuguesa. Para ver até dia 24 no São Carlos, em Lisboa.

Foto
Upstream, a nova criação de Andrew McNicol, foi estreada pela Companhia Nacional de Bailado HUGO DAVID/COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO
Ouça este artigo
00:00
05:02

Antes de começar a desenvolver o vocabulário coreográfico para uma nova peça, Andrew McNicol gosta de “criar um mundo”. Pode ser um tema, uma ideia central, uma paleta de cores, um olhar para o planeta – um tronco, em suma, onde vai depois encaixando o movimento, a iluminação, o cenário. E quando se apresenta perante 40 ou 50 bailarinos de uma companhia, tomado pela adrenalina de saber que o olham na incógnita absoluta em relação à pergunta “O que vai ele querer fazer?”, leva-lhes já esse estímulo de base – mais ou menos abstracto, mais ou menos narrativo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários