Identificada na Lourinhã nova espécie de dinossauro

Os restos da pata do dinossauro Hesperonyx martinhotomasorum, a nova espécie agora identificada, estão expostos ao público no Museu da Lourinhã.

Foto
Ilustração do dinossauro Hesperonyx martinhotomasorum Victor Carvalho/SHN
Ouça este artigo
00:00
01:09

Paleontólogos identificaram na Lourinhã uma nova espécie de dinossauro, que percorria o local há 150 milhões de anos, era herbívoro, bípede e relativamente pequeno, anunciou em comunicado o Museu da Lourinhã, que colaborou nas investigações.

A nova espécie, designada Hesperonyx martinhotomasorum, foi identificada a partir de vestígios de uma pata quase completa e semi-articulada descobertos durante escavações feitas em 2021 na formação geológica da Lourinhã, no afloramento rochoso da praia de Porto Dinheiro.

O resultado do trabalho, feito por paleontólogos das universidades Nova de Lisboa, de Saragoça (Espanha) e Bona (Alemanha), em colaboração com o Museu da Lourinhã e a Sociedade de História Natural de Torres Vedras, é divulgado esta segunda-feira na edição digital da publicação da especialidade Journal of Vertebrate Paleontology.

O novo dinossauro, pelas suas características, era bastante raro no período geológico do Jurássico na Europa, segundo os investigadores.

A nova espécie tem na sua designação os nomes “​martinho” ​e “tomas”, em homenagem a Micael Martinho e Carla Tomás, os preparadores de fósseis do Museu da Lourinhã, onde os restos da pata do Hesperonyx martinhotomasorum estão expostos ao público.

Sugerir correcção
Comentar