Do Copo Largo ao Galeto, são 13 os vencedores dos prémios Lisbon Insiders

Na sua terceira edição, os prémios criados pela franco-venezuelana Stéphanie Pons incluem mais uma categoria, o Crush do Ano, que é o Dallas Burger. O guia com todos os nomeados já está à venda.

restaurantes,premios,hoteis,gastronomia,fugas,lisboa,
Fotogaleria
O Copo Largo foi o vencedor na categoria A Nova Cozinha Portuguesa dr
restaurantes,premios,hoteis,gastronomia,fugas,lisboa,
Fotogaleria
Na categoria Delícias ao Balcão, a escolha do júri foi O Galeto dr
restaurantes,premios,hoteis,gastronomia,fugas,lisboa,
Fotogaleria
Dallas Burger é o Crush do Ano dr
restaurantes,premios,hoteis,gastronomia,fugas,lisboa,
Fotogaleria
Sublime Lisboa, vencedor na categoria Quartos de Hotel com Pinta RICARDO_SANTOS
,Carne de veado
Fotogaleria
O Mattë ganhou a corrida a Sushi Sublime Luis Ferraz

São 13 as categorias – da nova cozinha portuguesa aos bares de vinho catitas, passando pelos quartos de hotel com pinta ou as delícias ao balcão – distinguidas na terceira edição dos prémios Lisbon Insiders, anunciados segunda-feira à noite no espaço 8 Marvila, em Lisboa, numa festa com 600 convidados.

O Copo Largo, que abriu no Verão passado na Rua de São Bento e ganhou fama pelo seu bitoque de tomate coração de boi, venceu na categoria de Nova Cozinha Portuguesa."Não somos cozinheiros profissionais, fazemos a comida de que gostamos", declararam os fundadores do projecto, Filipe Ramalho e Miguel Rodrigues, quando subiram ao palco para receber o prémio, na cerimónia que foi apresentada pelo jornalista gastronómico (e colaborador da Fugas) Rafael Tonon.

O Palácio do Grilo, no Beato, conquistou o primeiro lugar na categoria de Interiores com Estilo, a padaria artesanal doBeco nos Pequenos-almoços e Brunches Memoráveis, o bar Sneaky Sip nos Cocktails Soberbos, o restaurante indiano Gunpowder nos Sabores Internacionais, o Sublime Lisboa no Quartos de Hotel com Pinta; Black Pavilion, situado no Torel Palace Lisboa foi vencedor nos Rooftops e Terraços Fantásticos, o chef de pastelaria Clayton Ferreira, do grupo Plateform, nos Pasteleiros com Garra, Black Sheep nos Bares de Vinho Catitas, o restaurante Canalha, de João Rodrigues, nas Novidades do Ano, o clássico Galeto nas Delícias ao Balcão e o Mattë na categoria Sushi Sublime. E nesta edição a categoria Crush do Ano, uma escolha do público, recaiu sobre o Dallas Burger, que já tem três espaços em Lisboa, um no Cais do Sodré, nos Anjos e em São Bento e que anunciou no palco a abertura de um quarto espaço "daqui a um mês em Carcavelos".

Em cada uma das categorias (que sofrem mudanças todos os anos) havia cinco nomeados, escolhidos de uma lista inicial de 100 locais, de entre os quais os doze elementos do júri escolheram o vencedor. O objectivo da Lisbon Insiders, criada pela francesa-venezuelana Stéphanie Pons, que se mudou para Lisboa há quatro anos e assistiu com preocupação ao momento em que muitos dos seus locais favoritos enfrentavam a crise provocada pela pandemia de covid-19, é “dar visibilidade a pequenos negócios, destacando espaços modernos e carismáticos, apostar na diversidade e na igualdade de género”.

O projecto materializa-se, para além dos prémios, numa página de Instagram que vai destacando espaços de restauração e hotelaria que vão das novidades aos grandes clássicos da cidade, um site que reúne toda essa informação organizada por estilos de locais, e um guia impresso anual que “quer também ser um reflexo da diversidade cultural e cosmopolita da cidade, cada vez mais aberta ao mundo, com milhares de estrangeiros que escolheram Lisboa como morada, assim como um número crescente de nacionalidades a trabalhar nas cozinhas, hotéis e bares”.

O guia, com um custo de 24,95€ e informações sobre os 65 espaços nomeados, além de entrevistas e artigos sobre temas ligados à gastronomia, artesãos e produtores, está à venda a partir desta terça-feira em locais como a Comida Independente, Hello Kristof, Symbols, Kitchenette, Isto, Mama Praia, MAG Kiosk LX Factory e A Vida Portuguesa.

Para além de Stéphanie Pons Picard, fundadora do projecto, o júri dos prémios é composto por Inês Matos Andrade, directora de gastronomia da agência O Apartamento, Diogo Lopes, antigo jornalista de gastronomia do Observador, Duarte Lebre de Freitas, entusiasta de fine dining, João Roseiro, do blogue Os Tais, Daniel Rocha e Silva, sommelier do restaurante Essencial, Mariana Correia de Barros, directora da revista Prima (e editora do guia Lisbon Insiders), Teresa Castro Viana, jornalista, Julie de Halleux, fundadora da Lisbon by Design, David Lopes, entusiasta de gastronomia, e Joana e Sofia Lacerda, criadoras do projeto Jo&So.

A escolha dos vencedores é feita com base em visitas dos membros dos júris, que pagam sempre as suas refeições e pontuam cada um dos espaços de acordo com uma grelha de critérios. Para a festa da terceira edição, os vencedores do ano passado foram convidados a fazer um prato cada um servido no jantar volante: os convidados puderam provar desde os famosos croquetes do Gambrinus às empadas da Marlene, passando por um ceviche de jaca do Senhor Uva e terminando num bolo de chocolate de Ana Raminhos.

Categorias, nomeados (e vencedores a bold)

A Nova Cozinha Portuguesa

Copo Largo, Taberna Os Papagaios, Discreto, Lume e Teimar

Interiores com Estilo

Palácio do Grilo, Rocco, Prado, Provincia, JNcQUOI Asia

Pequenos-almoços e Brunches Memoráveis

doBeco, Magnolia, Liberty Café Lisbon, São, Monka

Cocktails Soberbos

Sneaky Sip, The Monarch, Onda Cocktail Room, Uni, Imprensa

Sabores Internacionais

Gunpowder, Izcalli, Mezze, BAAN Saraiva’s, Zula

Quartos de Hotel com Pinta

Sublime Lisboa, Convent Square Hotel, Palácio Ludovice, Pátio do Tijolo, Toc Toc Toc

Rooftops e Terraços Fantásticos

Black Pavilion, Mona Verde, Este Oeste, Cantina das Freiras, Mama Shelter

Pasteleiros com Garra

Clayton Ferreira, Maria Ramos, Kozue Morimoto, Diogo Lopes, Juliana Penteado

Crush do Ano

Dallas Burger, Lota Sea & Fire, Maluca, Rosetta’s, Laranja Tigre

Bares de Vinho Catitas

Black Sheep, Bacaro, Bom Bom Bom, Bloco, Red Nose

Novidades do Ano

Canalha, Arca, Bica San, Black Trumpet, Garrincha

Delícias ao Balcão

Galeto, Corrupio, Guelra, 2 Monkeys, Brilhante

Sushi Sublime

Mattë, Shun Open Kitchen, KABUKI Lisboa, Ao Paraíso, Omakase Ri

Sugerir correcção
Comentar