Circulação de comboios na Linha de Cascais suspensa devido a avaria

Avaria eléctrica no Cais do Sodré obriga a suspender circulação na Linha de Cascais até Algés. Não se sabe quando é que a circulação será retomada.

Foto
A Linha de Cascais liga Lisboa a Cascais, no mesmo distrito, passando também pelo concelho de Oeiras Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
01:52

A circulação de comboios na Linha de Cascais está suspensa esta terça-feira desde as 8h10 entre as estações do Cais do Sodré e Algés devido a uma avaria numa subestação eléctrica, disse à Lusa fonte da Infra-estruturas de Portugal (IP). Fonte da IP adiantou que em causa está uma avaria no Cais do Sodré, em Lisboa.

A mesma fonte disse ainda, por volta das 9h, que está a ser avaliada a extensão da avaria, não havendo para já uma previsão sobre quando a circulação será retomada. A circulação entre Algés e Cascais mantém-se, mas com atraso, disse ao PÚBLICO fonte da IP.

A Linha de Cascais liga Lisboa a Cascais, no mesmo distrito, passando também pelo concelho de Oeiras (onde se localiza a estação de Algés). Este trajecto está a ser alvo de obras de modernização que estão a ter impacto na circulação dos comboios, sobretudo no troço Oeiras-Cascais.

Na origem das perturbações na Linha de Cascais estará um curto-circuito, que esteve a ser combatido pelo Regimento de Bombeiros Sapadores de Lisboa e cujo alerta surgiu poucos minutos antes de a circulação ter sido suspensa. O incidente resultou numa falha no funcionamento da catenária, isto é, do sistema de distribuição de electricidade ao longo da linha.

Numa nota divulgada na rede social Facebook, o Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa refere ter recebido um alerta às 8h08 para "muito fumo na subestação do Cais do Sodré, com corte imediato das linhas entre o Cais do Sodré e Alcântara". O incêndio foi extinto às 8h53.

Cerca de 500 pessoas foram retiradas pelos operacionais de dois comboios, um no sentido Lisboa-Algés e outro no sentido Algés-Lisboa. Segundo os Sapadores, foram ainda retirados cerca de 30 passageiros de um comboio que teve de parar em frente à antiga FIL, no sentido Algés-Lisboa. No local, estiveram 32 operacionais, com o apoio de nove veículos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários