Dia da Sobrecarga da Terra: União Europeia esgota recursos disponíveis para este ano na terça-feira

Este ano, a UE atinge o seu Dia da Sobrecarga da Terra cinco dias antes do que em 2024. Se toda a gente na Terra vivesse como os europeus, seriam necessários três planetas para satisfazer a procura.

Foto
A UE recuou cinco dias no mapa dos consumos excessivos, estando pior este ano do que no ano passado Greg Nunes / Unsplash
Ouça este artigo
00:00
02:59

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Os recursos do planeta disponíveis para este ano terminariam na terça-feira se todas as pessoas do mundo consumissem como as da União Europeia (UE), indicam dados da organização internacional Global Footprint Network.

Segundo os cálculos da organização, a UE atinge na terça-feira o chamado Dia da Sobrecarga da Terra, dia a partir da qual está a consumir "a crédito" os recursos que só devia usar no próximo ano.

No ano passado, o dia em que os europeus já tinham consumido os recursos de todo o ano foi registado a 3 de Maio. Já então as organizações ambientalistas consideraram a situação "insustentável e irresponsável", com mais de 300 organizações da sociedade civil a apelarem aos responsáveis políticos, numa carta aberta, para que trabalhassem no sentido de uma economia com impacto neutro no clima e positiva para a natureza.

Um ano depois, a UE não melhorou – aliás, piorou, recuando cinco dias no mapa dos consumos excessivos.

Embora a UE represente apenas 7% da população mundial, seriam necessários três planetas para satisfazer a procura se toda a gente na Terra vivesse como os europeus, recordaram as organizações.

Portugal a consumir mais

De acordo com o mapa da Global Footprint Network, Portugal atinge na próxima segunda-feira o fim dos seus recursos para este ano, o que significa que se todas as pessoas do planeta vivessem como os portugueses os recursos para este ano esgotavam-se no dia 5 de Maio.

Tal significa também que os portugueses estão a consumir mais rapidamente os recursos que lhes são destinados. Em 2024, Portugal esgotou os recursos no dia 28 de Maio, recuando este ano 23 dias.

Segundo a Global Footprint Network, o primeiro país a esgotar os recursos este ano foi o Qatar, logo em 6 de Fevereiro. No ano passado também tinha sido o primeiro, mas a 11 de Fevereiro. O Luxemburgo aparece de novo em segundo lugar, consumindo tudo a 17 de Fevereiro, e em terceiro lugar Singapura, a 26 de Fevereiro.

Os Estados Unidos esgotaram os recursos a 13 de Março, a Dinamarca e a Austrália a 19, a Federação Russa a 6 de Abril e a França a 19. Espanha só esgota os seus recursos no próximo dia 23.

Países com pegada menor

Do outro lado do mapa, dos países que conseguem poupar mais os seus recursos destaca-se o Uruguai, que apenas esgota os que lhe estão destinados a 17 de Dezembro. A Indonésia esgota-os a 18 de Novembro, a Nicarágua a 11 e o Equador a 31 de Outubro.

A Global Footprint Network é uma organização internacional de investigação que fornece a decisores ferramentas para ajudar a economia humana a funcionar dentro dos limites ecológicos da Terra. Os cálculos para estimar os dias de sobrecarga são baseados nos dados mais recentes.

A 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, a organização anuncia a data do Earth Overshoot Day, o momento em que a necessidade de recursos e serviços ambientais por parte da Humanidade excede a capacidade do Planeta Terra para regenerar esses mesmos recursos.

O Dia da Sobrecarga da Terra em 2024 foi no dia 1 de Agosto, um dia mais cedo do que no ano anterior.