Uma antiga (e desconhecida) lua de Saturno ajuda a explicar a juventude dos anéis

Num novo trabalho, sugere-se que há 160 milhões de anos uma lua de Saturno de seu nome Crisálida se tornou instável e se aproximou demasiado do planeta, o que acabou por destruí-la. A Crisálida pode ajudar a explicar dois mistérios: a inclinação de Saturno e a juventude dos seus anéis.

Actualmente, Saturno teve 83 luas, mas num novo artigo sugere-se que teve, pelo menos, mais uma NASA

Tem, por certo, a imagem de Saturno na cabeça. Sabe a razão para este planeta ter a inclinação que está a ver ou a imaginar? E porque tem uns anéis bem mais jovens que ele? Um novo estudo publicado na revista científica Science sugere que a existência de uma antiga lua deste planeta contribuiu para que a inclinação de Saturno seja maior do que se conseguia explicar até agora. Mais: a destruição dessa lua ajuda a esclarecer porque os anéis do planeta são mais jovens do que se julgava. No fundo, este trabalho permite que peças se encaixem melhor no puzzle sobre mistérios saturnianos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.