Daron Acemoglu: “A tecnologia pode tornar tudo muito mais distópico”

É um dos economistas mais respeitados do mundo e escreveu, com Simon Johnson, Poder e Progresso. Um livro/aula de História Económica que desmonta o mito do progresso automático.

Foto
Recorrendo à História, contraria ideias feitas. Daron Acemoglu é visto como candidato ao Nobel da Economia Cody O'Loughlin
Ouça este artigo
00:00
11:10

Dizem-nos: “As forças da tecnologia são inexoráveis”, imparáveis. Dizem-nos: a automação tem custos, como a perda de postos de trabalho, mas, ao longo da História, o progresso contribuiu sempre para a melhoria da vida da população. No entanto, o último milénio “está repleto de casos de novas invenções que não trouxeram qualquer prosperidade partilhada”, argumentam Daron Acemoglu e Simon Johnson em Poder e Progresso – A Nossa Luta Milenar pela Tecnologia e Prosperidade, agora editado em Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários