Eslovena Martina Batic nomeada maestrina titular do Coro Gulbenkian

Substituição de Michel Corboz, que morreu em 2021 e dirigiu o agrupamento durante 50 anos, está finalmente definida. Nomeação coincide com os 60 anos da formação coral.

Foto
Martina Batic assume funções nos 60 anos do Coro Gulbenkian Pedro Pina/Gulbenkian Música
Ouça este artigo
00:00
01:26

A eslovena Martina Batič foi nomeada maestrina titular do Coro Gulbenkian, sucedendo a Michel Corboz, que dirigiu o agrupamento durante 50 anos, revelou esta segunda-feira a Fundação Calouste Gulbenkian.

Segundo a fundação, a nomeação de Martina Batič coincide com os 60 anos do Coro Gulbenkian, cuja celebração terá o ponto alto no próximo dia 25, quando dirigir o grupo vocal num concerto a capella no Grande Auditório, em Lisboa.

"Considerada uma das principais 'maestras' da sua geração, Martina Batic é reconhecida pela sua versatilidade na direcção de um vasto repertório, desde obras 'a cappella' a partituras corais-sinfónicas", elogia a fundação.

Além de assumir funções na Gulbenkian, Martina Batič também é maestrina principal do Ensemble Vocal Nacional da Dinamarca, em Copenhaga.

Martina Batič foi maestrina principal do Coro da Rádio France entre 2018 e 2022, depois de ter assumido a direcção artística do Coro Filarmónico Esloveno e do Coro da Ópera Nacional Eslovena, em Liubliana.

O Coro Gulbenkian, que integra uma "formação sinfónica de cerca de cem cantores", foi fundado em 1964 e dirigido, entre 1969 e 2020, pelo maestro suíço Michel Corboz.

A fundação atribuiu-lhe o estatuto de maestro honorário do Coro Gulbenkian, por 50 anos de dedicação ao coro.

Michel Corboz morreu em Setembro de 2021 aos 87 anos em Lausana, na Suíça.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários