Morreu Jerry Weintraub, o produtor das estrelas
Karate Kid e o remake de Ocean’s Eleven fazem parte do currículo deste produtor de Hollywood que começou pela música com Sinatra, Elvis e Dylan.
No seu currículo de Hollywood destacam-se títulos como Nashville - filme de 1975 realizado por Robert Altman que satiriza o universo da música country e gospel a partir da cidade de Nashville, no Tennessee – a série Karate Kid, do primeiro de 1984 ao último de 2010, e o remake de Ocean's Eleven - Façam as Vossas Apostas mais as suas duas “declinações” (Ocean's Twelve e Ocean's Thirteen), que reuniram uma galáxia de estrelas, com George Clooney e Brad Pitt à cabeça.
“Nos próximos dias haverá homenagens ao nosso amigo Jerry Weintraub”, disse o próprio Clooney, na segunda-feira, citado pelo diário britânico The Guardian, para continuar em seguida: “Vamos rir-nos das suas grandes histórias e aplaudir os seus feitos. E, nos anos que aí vêm, essas histórias e esses feitos ficarão ainda melhores com a idade, tal como o Jerry teria gostado.” O actor e realizador norte-americano está entre os melhores amigos do produtor e é uma das provas de que Weintraub trabalhou com as maiores estrelas de cada era, lembra o Guardian, e que sempre soube separar o cinema da política – Clooney, reconhecido democrata, elogiava muitas vezes a visão do produtor, um dos maiores apoiantes do Partido Republicano em Hollywood.
Dada a sua filiação política, e a sua idade, não é de estranhar que no ciclo mais próximo Weintraub tivesse o antigo Presidente George Bush ou que fosse parceiro de golfe de outro chefe de Estado, Ronald Reagan, que morreu em 2004. É precisamente George Bush, que agora o definiu como “um verdadeiro americano”, quem diz que o seu sucesso se deve à força do seu instinto, à sua determinação e a uma “personalidade maior que a vida”. “Ele tinha uma paixão pela vida e durante os altos e baixos da sua carreira tornou-se evidente o quanto ele amava o mundo do espectáculo”, acrescentou ainda o ex-Presidente, segundo a britânica BBC.
Muitos foram os que se juntaram a Bush e Clooney nos elogios ao trabalho, à “alegria” e ao sentido de humor do produtor. “Tão triste com a perda de Jerry Weintraub”, escreveu na rede social Twitter Ralph Macchio, o “karate kid” dos três primeiros filmes, hoje com 53 anos. “Tu eras único, meu amigo […]. Tão feliz de ter sido aquele rapaz.”
Rob Lowe, que trabalhou com Weintraub numa das suas últimas produções, Por Detrás do Candelabro, sobre a vida do exuberante pianista americano Liberace, com Michael Douglas como protagonista e Steven Soderbergh atrás da câmara, confessou-se “chocado” com o facto de um “espírito tão criativo” como o do produtor de Ocean’s Eleven ter sido “silenciado” para sempre. O que Lowe disse no Twitter evoca as memórias de Weintraub, When I Stop Talking, You’ll Know I’m Dead, publicadas em 2011. É nelas que diz que é capaz de voltar para escrever outras, mas desta vez com o título Dead, But Still Talking.
Jerry Weintraub, também antigo CEO dos estúdios United Artists, nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, em 1937, e cresceu no Bronx. Depois de passar pela Força Aérea, quis ser actor, mas cedo percebeu que a sua carreira passava pelos bastidores. Começou pela sala da correspondência da MCA Records e subiu a pulso, deixando a discográfica para formar a sua própria empresa. Foi com ela que promoveu digressões e concertos isolados com Sinatra, Elvis, Dylan, os Led Zeppelin e os Beach Boys. Da música para o cinema foi o que se sabe, com fracassos monumentais como Os Vingadores, de 1998, e grandes sucessos de bilheteira como o Karate Kid inaugural e Ocean’s Eleven, remake de 2001 de um original da década de 1960 em que desfilaram Clooney, Pitt, Matt Damon, Carl Reiner e Elliot Gould. “Trabalho com os maiores artistas e respeito-os”, dizia quando lhe perguntavam qual era o segredo do seu sucesso.
O produtor deixa por estrear um projecto em que vinha a trabalhar, uma nova versão da história de Tarzan, que deverá ser lançada em 2016.
Comentários
Últimas publicações
Tópicos disponíveis
Escolha um dos seguintes tópicos para criar um grupo no Fórum Público.
Tópicos