PEN America cancela cerimónia de entrega de prémios após polémica sobre Gaza

Tensões quanto a posições pró-Israel e recusa da classificação de “genocídio” do povo palestiniano levou ao abandono de dezenas de candidatos aos importantes galardões.

Foto
Em 2022, Salman Rushdie foi apoiado por centenas de pessoas após o ataque de que foi alvo num evento com patrocínio da Pen America e em defesa da liberdade de expressão SARAH YENESEL / EPA
Ouça este artigo
00:00
06:47

Depois de semanas de controvérsia sobre a sua posição à guerra em Gaza, a organização sem fins lucrativos PEN America decidiu cancelar a sua cerimónia anual de entrega de prémios literários, que estava prevista para a próxima semana em Nova Iorque. Perto de metade dos nomeados tinham já retirado a sua candidatura, com alguns a acusarem a organização de não ter criticado com maior firmeza as acções de Israel.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários