Sexta na TV: O Pai do Ano e a Raia e Grenfell a arder
O dia tem ainda A Paixão de Camille Claudel, KPop Demon Hunters, Olympo e Now or Never: FC Montfermeil.
CINEMA
Pai do Ano
Prime Video, streaming
Andy Goodrich é um homem de alguma idade, dono de uma galeria de arte, que de repente e pela primeira vez na vida se vê sozinho com os filhos gémeos de nove anos. Isto quando a sua mulher, a mãe deles, vai para uma clínica de reabilitação para tratar o vício em comprimidos. Mesmo tendo uma filha já adulta de outro casamento anterior, não faz ideia de como lidar com crianças. Essa mesma filha acaba a ajudá-lo a tornar-se o pai que ele nunca foi para ela. Uma comédia dramática de 2024 assinada por Hallie Meyers-Shyer, filha de Nancy Meyers e Charles Shyer, dupla com muita experiência sobretudo no campo das comédias românticas. No elenco, encabeçado por Michael Keaton, encontram-se nomes como Carmen Ejogo, Andie MacDowell ou Kevin Pollak.
A Paixão de Camille Claudel
RTP2, 22h55
Neste filme biográfico de 1988, Isabelle Adjani faz de Camille Claudel, a escultora francesa do final do século XIX que começou como assistente e amante de Auguste Rodin, com quem teve uma relação tumultuosa. Claudel procura independência e sair da sombra de Rodin, que se apropria de trabalho dela e tem ainda outra amante. Realizado e co-escrito por Bruno Nuytten.
KPop Demon Hunters
Netflix, streaming
Estreia. Co-realizado e em parte co-escrito por Maggie Kang e Chris Appelhans, esta comédia animada musical centra-se nas Huntrix, uma girl band de k-pop, o género musical sul-coreano, que nas horas vagas luta contra demónios, defendendo o mundo (e os seus fãs) de perigosas ameaças sobrenaturais. Os rivais delas, Saja Boys, são uma boy band também de k-pop que na realidade é composta por demónios. É uma rivalidade que deixa de ser só musical e passa a ser física.
SÉRIES
Lume
RTP1, 22h33
Estreia. Co-produção entre a portuguesa Coral Europa e a galega Setemedia, esta minissérie de seis episódios que já tinha chegado ontem ao serviço de streaming Max passa-se na fronteira entre a Galiza e Portugal. Deflagra um fogo florestal numa pequena aldeia da Raia Seca. A jornalista Lucía (Cristina Castaño) regressa então a Seara, que é a sua terra natal, para investigar as verdadeiras causas deste e de outros fogos. Criada por Irene Pin e Sara Rodi, conta ainda com Albano Jerónimo, João Pedro Vaz, Lúcia Moniz, Ricardo Pereira, Isabel Naveira ou Alfonso Agra no elenco.
Olympo
Netflix, streaming
Estreia. Nos Pirenéus, um centro de alto rendimento recebe e treina grandes atletas espanhóis. É este o cenário desta série co-criada e co-realizada por Ibai Abad, que se centra em Amaia (Clara Galle), capitã da selecção nacional de natação, que vê a sua melhor amiga Nuria (María Romanillos) a ser melhor do que ela, o que a faz suspeitar da forma como alguns dos seus colegas estão a melhorar a olhos vistos. São, ao todo, oito episódios. A produção é da Zeta Studios, também responsável por Elite, série que partilha alguns actores com esta.
DOCUMENTÁRIOS
Grenfell: Uncovered
Netflix, streaming
Estreia. Foi em Junho de 2017 que um fogo deflagrou da Torre Grenfell, em North Kensington, Londres, causando 70 mortos no próprio sítio e dois outros no hospital, com mais de 200 pessoas a terem conseguido fugir. A tragédia ocorreu por causa de painéis de revestimento altamente inflamáveis e, foi concluído, pelo ex-juiz Sir Martin Moore-Bick, que encabeçou uma investigação pública sobre o caso, que isto se devia a “incompetência”, “desonestidade” e “ganância”. Olaide Sadiq realizou este documentário sobre o tema, com imagens da época, entrevistas a sobreviventes, bombeiros e políticas como Theresa May, a primeira-ministra do Reino Unido à altura, que foi muito criticada pela forma como lidou com tudo.
Now or Never: FC Montfermeil
Max, streaming
Estreia. Montfermeil, nos subúrbios de Paris, tem um clube de futebol. A equipa de sub-17 é o foco desta série documental criada por Guillaume e Nicolas Thevenin, que olha para as peripécias destes jovens futebolistas. Kéba, Anis, Isaac, Marwan, Neel, Mathias e Ibé são alguns dos miúdos que são mostrados numa altura de grande mudança, com pressões externas, como as dos treinadores e da família, e internas, em termos dos seus objectivos. Nem todos podem chegar ao topo, contudo.
Comentários
Últimas publicações
Tópicos disponíveis
Escolha um dos seguintes tópicos para criar um grupo no Fórum Público.
Tópicos