Nacional cai com o Portimonense; Vale Formoso e Silves são os resistentes

Os madeirenses foram eliminados da Taça de Portugal pelo Lusitano de Vildemoinhos.

Foto
A festa dos jogadores do Lusitano LUSA/NUNO ANDRÉ FERREIRA

A história pode ser escrita na perspectiva dos derrotados ou dos vencedores. Esta opta por sublinhar o feito destes últimos, em especial de dois deles: Vale Formoso e Silves, as únicas equipas dos campeonatos distritais que resistem na Taça de Portugal e que vão marcar presença no sorteio da quarta eliminatória da prova, a realizar no dia 30.

No caso dos açorianos, o caminho tem sido tão tortuoso como compensador. E se é verdade que a equipa que apenas disputa o campeonato da ilha de São Miguel tinha chegado a esta fase da competição sem ter ganho qualquer jogo, ontem mostrou que tem o seu valor. O emblema da freguesia das Furnas tinha perdido com o Pinhalnovense na primeira eliminatória mas foi repescada; tinha perdido com a União de Leiria na segunda eliminatória, mas ganhou na “secretaria” devido a uma irregularidade cometida pelos leirienses. Mas ontem, perante o Coimbrões, do Campeonato de Portugal (CP) os amadores do Vale Formoso venceram finalmente.

Apesar de terem chegado ao intervalo a perder por 2-0, os açorianos aproveitaram o facto de o emblema gaiense ter jogado toda a segunda parte com nove jogadores para darem a volta ao marcador. Dois golos do avançado Xexe, aos 32’ e 90’+2’, levaram o encontro para o prolongamento, altura em que Xexe chegou ao hat-trick, aos 105’. Paulo Jorge ainda deu dois golos de vantagem aos açorianos, aos 111’, cabendo a Hélio, no último minuto do prolongamento, fixar o resultado final.

O Silves também precisou de prolongamento para concretizar o seu sonho. Ao contrário dos açorianos, os algarvios chegaram até esta fase da Taça de Portugal só com vitórias: primeiro sobre o Olhanense (CP), depois de um desempate nos penáltis, a seguir sobre o Paredes (CP), no tempo regulamentar. Ontem, a vítima foi o clube satélite do Desportivo de Chaves (CP). Após 90’ minutos sem golos, foi necessário jogar mais meia-hora, período em que os golos apareceram. Marcaram primeiro os flavienses, mas o Silves não desmoralizou. Fua repôs a igualdade aos 115’ e Seca, em cima do minuto 120, permitiu que a festa se instalasse no interior algarvio, colocando o Silves na quarta eliminatória da Taça, onde será o único emblema do Algarve presente.

Nesta história de vencedores, destaque ainda para o Lusitano de Vildemoinhos (CP), terceiro escalão do futebol nacional. A equipa de Viseu derrotou o primodivisionário Nacional por 4-3 no prolongamento, após um empate a dois no tempo regulamentar.

Os madeirenses estiveram a vencer por três vezes, mas o Lusitano empatou sempre, conseguindo chegar ao triunfo graças a um golo de Paulo Oliveira, numa altura em que o Nacional jogava em inferioridade numérica devido à expulsão, no tempo-extra, de Jota.

O Nacional juntou-se assim ao Portimonense (afastado na véspera) como os únicos clubes da I Liga a ficarem pelo caminho na terceira eliminatória da Taça de Portugal, a primeira que contou com emblemas do principal campeonato de futebol português.

Com muitas dificuldades apuraram-se outros clubes da I Liga, como o Marítimo ou o Feirense. Perante adversários do terceiro escalão, os maritimistas foram obrigados a ir aos penáltis, enquanto os fogaceiros só resolveram a questão após prolongamento. O Tondela também só se qualificou no desempate por penáltis, ainda que o opositor dos tondelenses fosse o Estoril, clube recém-despromovido à II Liga.

Também com problemas apurou-se o Sporting de Braga. Perante o Felgueiras (CP), a equipa orientada por Abel Ferreira, que está no topo da classificação da I Liga com os mesmo pontos do Benfica, só pôde respirar de alívio nos últimos minutos da partida. Um golo do avançado Dyego Sousa (o sétimo do brasileiro esta temporada), marcado apenas aos 86’, evitou que os bracarenses fossem arrastados para um prolongamento.

“Já sabíamos, por experiência própria, e eu fiz muitos jogos destes, que os nossos adversários se transcendem nestes momentos. Tínhamos de ser sérios e rigorosos. Ficou provado que foi difícil, mas foi um jogo extremamente competitivo. Parabéns ao nosso adversário e a uma equipa de arbitragem de grande categoria”, afirmou o treinador dos “arsenalistas” no final do jogo.

Em frente segue também o Desportivo das Aves, actual detentor do troféu. Os avenses vieram até às portas de Lisboa e derrotaram o Sacavenense (CP) por 3-1.

Equipas apuradas para a quarta eliminatória da Taça de Portugal:

I Liga

Benfica, FC Porto, Sp. Braga, Vitória Guimarães, Belenenses SAD, Sporting, Boavista, Vitória Setúbal, Rio Ave, Moreirense, Santa Clara, Tondela, Marítimo, Feirense, Desportivo das Aves e Desportivo de Chaves.

II Liga

Leixões, Cova da Piedade, Arouca, Paços de Ferreira, Penafiel e Sporting da Covilhã.

Campeonato de Portugal

Lusitano de Vildemoinhos, Anadia, Sporting de Espinho, Praiense, União da Madeira, Águeda, Casa Pia e Montalegre.

Distritais

Vale Formoso e Silves.

Sugerir correcção
Comentar