Vela portuguesa despede-se com 16.º lugar no 49er

Jorge Lima e José Costa não conseguiram ir à regata das medalhas.

Foto
Jorge Lima e José Costa foram os últimos velejadores portugueses em prova REUTERS/Brian Snyder

Jorge Lima e José Costa terminaram em 16.º lugar na classe 49er, dando por encerrada a participação portuguesa na vela nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Nas últimas três regatas, disputadas hoje, a dupla portuguesa ficou em nono, 19.º e 12.º, o que na classificação geral resultou num 16.º lugar, insuficiente para chegar à regata das medalhas, em que participam apenas os dez melhores.

A dupla portuguesa somou 143 pontos, ainda a uma distância considerável dos 126,3 da dupla polaca Lukasz Przybytek/Pawel Kolodzinski, que foi décima e garantiu a última vaga na medal race.

"Foi uma semana dura. Começámos muito bem, diria eu ao nosso nível, mas a partir do segundo dia as coisas tornaram-se complicadas. Pequenos erros pagaram-se muito caro, situações que poderiam fluir de uma forma muito mais natural e fazer-nos disputar os dez primeiros não aconteceram. Foi até à última regata um pouco a sentir isso, a querer evitar conflitos e manter o foco no nosso barco e na nossa própria regata, mas sempre com situações de contacto muito próximo com as outras equipas, o que se traduziu, muitas vezes, em perdermos lugares sem justificação", analisou Jorge Lima, citado pela agência Lusa.

Jorge Lima assumiu a desilusão por não estar na regata das medalhas. “Era uma semana em que gostávamos de honrar Portugal e a nossa bandeira. Não nos foi possível. A vela também tem destas coisas, temos muitas condicionantes que não dependem de nós. Sai esse sabor menos bom, no entanto saímos de cabeça erguida por saber que demos tudo no mar até à última regata", disse.

José Costa, por sua vez, assumiu que é negativo. “[É] um resultado que fica aquém das nossas potencialidades e do nosso querer, mas há muita gente que adoraria cá estar, sem se importar com o resultado, quanto mais ficar nos 15 primeiros nos Jogos Olímpicos. Para nós é que representa pouco para aquilo que nós já conseguimos e ambicionávamos. Mas, como podem ver, eu deixei a minha pele ali no mar", ilustrou o proa algarvio, que se estreou em Jogos Olímpicos na cidade carioca, mostrando os buracos nas mãos.

Depois da estreia como par no 49er, os dois velejadores não sabem qual será o futuro. “Com este resultado estamos fora da equipa olímpica, não sabemos nada sobre o nosso futuro. Têm de perguntar às entidades competentes", disse José Costa à Lusa.

No Rio de Janeiro, nenhum velejador português conseguiu chegar à regata das medalhas. João Rodrigues foi o melhor, terminando em 11.º lugar em RS:X.

Nesta terça-feira, realizaram-se duas regatas das medalhas na vela. Na classe (mista) Nacra 17, a vitória coube à dupla argentina Santiago Lange/Cecilia Saroli, que conquistou o ouro à frente dos australianos Jason Waterhouse/Lisa Darmanin e dos austríacos Thomas Zajac/Tanja Frank.

Na classe Finn, o britânico Giles Scott sagrou-se campeão olímpico numa regata em que o esloveno Vasilij Zbogar ganhou a prata e o norte-americano Caleb Paine o bronze.

Sugerir correcção
Comentar