Frota do BES evitará Grexit

Foto

ministro da Economia grego, Yanis Varoufakis, também conhecido como “O Justiceiro Motorizado”, já não vai precisar de se sentar no chão durante as reuniões dramáticas do Syriza com a União Europeia. Tudo graças à boa vontade do povo português, que é hoje um verdadeiro Tio Patinhas que nada em dinheiro guardado em cofres gigantes e que pode salvar a Europa do caos político, económico e social.

A decisão de Portugal resgatar a Grécia surgiu depois de Passos Coelho e Cavaco Silva, também conhecidos como “o primeiro-ministro” e “o Presidente da República”, terem anunciado que estamos preparados para qualquer crise porque temos “provisões financeiras” até ao final do ano e portanto não há problema. Já o mestre de Passos Coelho, o falecido António Borges, garantira em 2008 que a crise do subprime americano (esse produto financeiro que era “uma das melhores inovações dos últimos anos”) nunca chegaria à Europa, e é por isso que vivemos há anos um dos maiores períodos de riqueza e crescimento na Europa (fora a Grécia, cuja invenção da democracia europeia foi historicamente exagerada).

No fundo, o salvamento dos gregos começou na corajosa acção das milhares de crianças portuguesas que há quatro anos vão para a escola sem tomar o pequeno-almoço. Agora, as crianças estarão dispostas a oferecer o dinheiro da maçã ou do pêro do almoço da escola para envergonharem os chantagistas dos gregos que só sabem é pedir batatinhas, em vez de pagarem os juros aos agiotas, como foi combinado em Bruxelas.

Mas não só.

Está em marcha a operação Frota do BES evita Grexit. É uma das manobras financeiras mais racionais e proveitosas da União Europeia. Ficam de fora os espoliados do BES que, com intuitos dolosos, acreditaram na palavra de Cavaco Silva e compraram papel comercial que valia menos do que um rolo higiénico e nada irão receber do “universo Espírito Santo”. A Europa “não pode ceder a chantagens”, como disse Cavaco Silva na Roménia. A única chantagem admissível é um Presidente da República dizer que não dará posse a um governo minoritário saído de eleições.

Mas vamos ao plano. Segundo as autoridades, esta semana foram confiscados pela Justiça os bens móveis dos ex-administradores do BES Ricardo Salgado, Amílcar Morais Pires e José Manuel Espírito Santo. Os valores ascendiam quinta-feira a cerca de 1,8 mil milhões de euros e upa, upa, sempre a subir. Ora este dinheiro é à justa para a Grécia pagar a próxima tranche à troika. E como os portugueses agora estão em crescimento, o que é que custa ajudar (mesmo a quem não merece)? Chegou a altura de provar que o programa de ajustamento da troika em Portugal foi perfeito.

Barcos, carros, dinheiro, quadros, ouro e jóias: a lista de bens confiscados aos banqueiros pode seguir já para Atenas e permitirá às finanças gregas respirar. Primeiro, a frota de barcos e navios dos Espírito Santo será talvez comparável à de Onassis, isto é, a Grécia poderá manter intacto um dos principais motores da sua economia e do glamour. Ricardo Salgado pode segurar a famosa Grécia dos armadores navais. Quanto à frota de automóveis, Varoufakis pode finalmente arrumar a moto e o blusão de couro, porque o velhinho Mercedes do ex-DDT (Dono Disto Tudo) tem montes de charme vintage e chama ainda mais mulheres.

Foi precisamente como parte deste plano de resgate que a mulher de Yanis, a artista plástica Danae Stratou, interrompeu uma sessão de fotos e champanhe na revista grega cor-de-rosa Karas e veio a Portugal à bienal de Vila Nova de Cerveira. Numa cave da Judiciária em Lisboa, a pintora grega fez uma avaliação secreta das jóias e das obras de arte apreendidas aos Espírito Santo para entregar ao Tesouro grego. Inclui valiosos exemplares:

1 — Menino da Lágrima original.

2 — Anel de ouro da Licenciatura em Facilitamento de Miguel Relvas.

3 — Sexta versão (até à data, eram conhecidas cinco) de O Grito. Pintada em 1895. Edvard Munch usou como modelo o fundador do grupo, José Maria do Espírito Santo Silva. O pintor norueguês pediu-lhe que pensasse no seu bom-nome e fortuna destruídos à terceira ou quarta geração por um grupo de herdeiros desqualificados e ele levou as mãos à cara.

4 — Manuscrito original do romance Equador, do compadre de Ricardo Salgado, Miguel Sousa Tavares. Inclui descrição de zipper ou fecho éclair em berguilha entumescida ainda antes de o sistema de abertura das calças ter sido inventado.

5 — Diamante Azul gigante do Titanic, atirado por Kate Winslet (ou a actriz que faz dela em velha) ao Atlântico e supostamente perdido para sempre.

6 — Ídolo de ouro pré-colombiano que Indiana Jones rouba em Salteadores da Arca Perdida.

7 — Arca da Aliança (a própria). Incluiu no interior vários espíritos danados de nazis amigos de Ricardo Espírito Santo na II Guerra Mundial, destruídos durante a rodagem do filme de Steven Spielberg.

O dinheiro confiscado, além de salvar a Grécia, Portugal e a Europa, ainda pode sobrar para o salário de Jorge Jesus no Sporting. Espera-se realismo e determinação de Bruxelas na aprovação de um plano de ajustamento da economia grega tão bom ou melhor do que os anteriores.

Sugerir correcção
Comentar