Precários do Estado protestam a 7 de Abril contra atrasos na regularização

Precários alertam para ausência de protecção dos trabalhadores que aguardam decisão e para “as tentativas de boicote” por parte dos dirigentes.

Foto
Mário Centeno, ministro das Finanças, esteve recentemente no Parlamento para responder sobre os atrasos do PREVPAP LUSA/TIAGO PETINGA

Os precários do Estado vão manifestar-se a 7 de Abril em frente ao Ministério do Trabalho para contestarem os atrasos no Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administração pública (PREVPAP), a ausência de protecção dos trabalhadores que aguardam uma decisão final, as “tentativas de boicote por parte dos dirigentes” ou a “tímida” aplicação nas autarquias. A decisão foi tomada neste sábado, em Lisboa, durante um encontro de dezenas de precários, para debater a forma como está a ser aplicado o programa.

De acordo com o comunicado que saiu do encontro, “o atraso no programa e os diferentes bloqueios à sua implementação estão a ter várias consequências graves, causando ansiedade e indignação”.

“Faltam as garantias de que está em plena aplicação o regime de protecção que prolonga os vínculos até à conclusão do processo. Em alguns sectores, os dirigentes estão a boicotar o programa, tentando fazer passar a sua vontade à margem da lei. Algumas comissões de avaliação estão a tentar excluir arbitrariamente alguns tipos de vínculos, como se o falso outsourcing, as bolsas ou os estágios pudessem ser formas legítimas de assegurar necessidades permanentes”, exemplificam, acrescentando que “na grande maioria das autarquias, o processo tarda em arrancar ou está simplesmente a ser recusado”.

O movimento que junta centenas de precários que trabalham ou já trabalharam nos organismos públicos assegurando funções permanentes, lembra que “é o Governo que tem a responsabilidade de garantir que se cumpre o objectivo do programa, com a regularização de todas as situações de precariedade no Estado”.

O PREVPAP arrancou no ano passado e o Governo quer terminá-lo até final de 2018. Para aceder ao programa, os trabalhadores tinham de enviar um requerimento à Comissão de Avaliação Bipartida respectiva, a quem cabe analisar se o trabalhador assegura funções permanentes nos serviços (depois de ter questionado o dirigente) e se tem um vínculo adequado. Após a decisão da CAB, o processo é enviado ao ministro da tutela, a quem cabe a homologação final e a abertura dos concursos. 

A forma como o processo está a ser aplicado tem tido alguns problemas, porque o diploma que determina a forma como deve ser feita a integração –e onde se explicitam as situações abrangidas – só foi publicado no final de 2017, no decurso do processo de análise por parte das CAB.

A aplicação do PREVPAP é da responsabilidade dos ministros do Trabalho, Vieira da Silva, e das Finanças, Mário Centeno. Os dados mais recentes, fornecidos ao Parlamento pelo ministro das Finanças, dão conta da abertura de 16 concursos para integração de precários na administração central.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários