Graciosa: Do banho nas termas ao mergulho na piscina natural

Foi por volta de 1750 que se descobriram as propriedades minerais e terapêuticas daquelas águas quentes - que ali chegavam a partir do aquífero subjacente à Furna de Enxofre – e a romaria ao lugar do Carapacho para banhos termais popularizava-se no decorrer do século XVIII.

O velho balneário termal já passou por várias remodelações desde então e a zona traseira do edifício encontra-se neste momento em obras, para a construção de um spa. No entanto, é possível ir até à pequena piscina (máximo de dez pessoas) e ficar imerso nas águas hipersalinas, cloretadas, sódicas, bicarbonatadas e ricas em sais de magnésio, com temperaturas entre 35º e 40ºC.

Numa outra sala é ainda possível conhecer fotografias antigas do edifício e descer pela estreita escadaria de pedra até aos aquíferos subterrâneos que outrora abasteciam as termas.

Em frente ao edifício, a piscina natural (com zona cimentada) do Carapacho permite intercalar a visita com banhos de mar (e de sol).

Termas do Carapacho
Carapacho – Luz
Tel.: 295 714 212
Horário: terça e sexta das 12h às 18h; quarta e quinta das 12h às 19h; sábado e domingo das 10h às 17h (segunda encerra para manutenção)
Preço: 1€/30minutos (tempo máximo de permanência na piscina)

PUB PUB

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.