CDU alerta para despovoamento das freguesias de Castelo Branco

Candidata da CDU acusa também a Câmara de não apresentar critérios claros na entrega de subsídios.

Foto
Segundo a candidata da CDU, as freguesias de Castelo Branco estão “completamente despovoadas”. Manuel Roberto

A candidata da CDU à Câmara de Castelo Branco, Ana Maria Leitão, alertou esta segunda para o despovoamento das freguesias do concelho, mesmo as mais próximas da cidade, uma situação que, disse, "mete dó".

"Temos andado em campanha. Ontem [domingo] aproveitámos para ir às freguesias, comprovar aquilo que nós temos dito, que, de facto, as nossas freguesias, mesmo as mais próximas de Castelo Branco, como Cebolais e Retaxo, estão completamente despovoadas", disse Ana Maria Leitão.

A candidata da CDU, que falava à agência Lusa numa acção de rua junto ao Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Castelo Branco, adiantou que nas freguesias aquilo que se vê são casas para vender, devolutas ou habitadas temporariamente.

"As casas ou estão para vender ou devolutas ou, então, habitadas temporariamente, porque as pessoas não encontram nas freguesias respostas às necessidades que têm", frisou. A CDU entende que o município devia adquirir algumas dessas habitações e arrendá-las a jovens ou vendê-las a preços controlados.

Segundo a candidata, em Castelo Branco há também "muita falta" de trabalho qualificado. "Há muita falta de emprego qualificado. O que verificamos é que as pessoas ganham o salário mínimo nacional e pouco mais. Pergunto aos responsáveis políticos se eles sobreviveriam [com essa verba], até numa cidade de pequena dimensão como a nossa. Como é que se sobrevive com o salário mínimo? De facto, com muitas dificuldades", sustentou.

Ana Maria Leitão adiantou que Castelo Branco faz muita pompa e circunstância de grandes projectos, obras e de grandes infra-estruturas. "Depois, vamos ver o retorno económico e em termos de emprego e é pouco mais do que para os amigos do senhor presidente. As listas do PS mostram-nos isso. Não há um critério claro e transparente de entrega de subsídios de acordo com um plano de acção e de execução", afirmou.

A candidata mostra-se completamente contra este tipo de situações: "Isto, de facto, não dignifica a política nem os presidentes das associações que estão a representar os seus associados e defender o interesse da população e não deveriam [ser] quase obrigados ou coagidos [a] aceitarem estes lugares", concluiu.

Nas eleições autárquicas de 1 de Outubro são candidatos à Câmara de Castelo Branco o actual presidente da Câmara, Luís Correia do PS, Carlos Almeida do PSD, Ana Maria Leitão da CDU, José Pedro Sousa do CDS-PP e Luís Barroso do BE.

Sugerir correcção
Comentar