Autarca de Vouzela é a nona vítima mortal no combate aos incêndios este ano

Presidente da Junta de Freguesia de Queirã ficou ferido num fogo a 23 de Agosto. Tinha 60% do corpo queimado.

Foto
No total arderam cerca de 9500 hectares nos incêndios do Verão passado, segundo o ICNF Adriano Miranda

O presidente da Junta de Freguesia de Queirã, do concelho de Vouzela (Viseu), morreu nesta terça-feira, ao início da tarde, tornando-se a nona vítima mortal dos incêndios florestais deste ano. Joaquim Mendes, de 62 anos, sofreu queimaduras graves quando combatia um fogo em Vouzela, a 23 de Agosto.

Joaquim Mendes estava internado no Hospital de S. João, no Porto, para onde tinha sido transportado com queimaduras em 60% do corpo. O acidente ocorreu quando o autarca tentava salvar uma carrinha da junta de freguesia que estava no caminho do fogo, acabando por ser apanhado pelas chamas. O autarca, que se recandidatava ao cargo, sucumbiu aos ferimentos 25 dias depois de ter dado entrada no hospital.

No mesmo incêndio, um elemento da equipa de Sapadores Florestais de Vouzela ficou também ferido, sem gravidade. Já o autarca foi inicialmente levado para o Hospital de Viseu, mas, dada a gravidade dos ferimentos, acabou por ser transferido para a unidade do Porto.

Joaquim Mendes é mais uma vítima dos incêndios deste ano, que tiraram a vida a oito bombeiros. Para além destas nove vítimas, outras duas pessoas morreram em situações relacionadas com os fogos florestais. No dia 20 de Agosto, no Funchal, uma mulher de 51 anos faleceu ao ser atingida por um carro do Exército que apoiava os bombeiros e se despistou numa rua. Um dia depois, em Góis, um electricista morreu electrocutado quando reparava um cabo de alta tensão destruído por um incêndio.

Acompanhe o trabalho especial do PÚBLICO sobre incêndios e florestas e consulte as previsões do site de meteorologia do PÚBLICO.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar