Lisboa: piso abateu na Rua Maria Pia e circulação de comboios está suspensa

Trânsito está cortado nos dois sentidos e não há ainda previsão para a sua reabertura. A circulação de comboios entre Ponte Santana e Alcântara-Terra está suspensa.

Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio

O piso aluiu na manhã desta quarta-feira na Rua Maria Pia, em Lisboa. Uma conduta "de grandes dimensões" da Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) rebentou por volta das 8h10, fazendo com que uma parte do alcatrão da rua cedesse, numa zona já próxima da estação de Alcântara-Terra.

Entretanto, a circulação de comboios entre Campolide e Alcântara-Terra foi suspensa devido ao acumular, no túnel de Alcântara, de água desta conduta, confirmou ao PÚBLICO a Infraestruturas de Portugal (IP) e assim continurá durante a tarde.

 "Não há previsão de quando voltará a reabrir", informou a mesma fonte. Primeiro há que "retirar a água e só depois remover o entulho que se acumulou na via de circulação".

Depois de concluído esse trabalho, que já está em curso, será ainda necessário avaliar os danos e a estabilidade das barreiras adjacentes junto à via férrea.

O trânsito estava, pelas 12h, cortado nos dois sentidos, não havendo, para já, previsão para a reabertura da circulação. Por volta da mesma hora o abastecimento de água foi reposto, confirmou a EPAL à agência Lusa.

Fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa confirmou ao PÚBLICO que não há registo de feridos e que estão agora a ser iniciados os trabalhos de limpeza da via e de retirada de água de algumas caves dos prédios adjacentes. 

No local, estiveram, pelas 9h30, quatro viaturas do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e 16 operacionais, assim como a PSP. 

A EPAL espera resolver até ao final da manhã os problemas de abastecimento de água nalgumas ruas de Lisboa provocados pela rotura.

Segundo a EPAL, por causa da rotura, faltou a água em parte desta rua e em parte da Rua Arco do Carvalhão, assim como na Calçada dos sete Moinhos.

"As equipas da EPAL estão no local a realizar manobras de rede no sentido de regularizar o abastecimento de água nas referidas ruas até ao final desta manhã", refere a empresa, com comunicado.

A EPAL apela ainda à compreensão e colaboração dos consumidores, para evitarem consumos excessivos.

A câmara enviou uma equipa para o local do aluimento para proceder à reparação do piso.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários