PS candidata António Magalhães à Assembleia Municipal de Guimarães

Em Braga, não será Mesquita Machado, como se admitia, mas sim Luís Braga da Cruz o candidato àquele órgão.

Foto
António Magalhães diz estar disponível "para o que for preciso fazer" em prol de Guimarães Enric Vives-Rubio

A lista do PS à Assembleia Municipal de Guimarães vai ser liderada pelo ainda presidente da Câmara, António Magalhães. Depois de seis mandatos como chefe do executivo, o autarca pretende agora dirigir o outro órgão do município. A escolha foi anunciada esta terça-feira pelo candidato `a liderança do executivo, Domingos Bragança, que o apresentou como futuro embaixador do concelho no exterior.

“Queremos que seja uma espécie de Ministro dos Negócios Estrangeiros de Guimarães”, desafiou Domingo Bragança, candidato socialista a dirigir o município nos próximos quatro anos, quando anunciou o nome de Magalhães como cabeça de lista à Assembleia Municipal. A proposta é que a “notoriedade internacional” do actual presidente da câmara seja usada para “dar a conhecer ao mundo a cidade e as suas potencialidades”, anunciou.

Bragança sublinhou também a “dívida de gratidão” que os socialistas têm para com António Magalhães pelo seu trabalho como presidente de câmara, desde 1989, elencando os feitos alcançados nesse período, em particular o reconhecimento do centro histórico da cidade como Património Mundial e a Capital Europeia da Cultura do ano passado.

Já António Magalhães mostrou-se “disponível para o que foi preciso” para o concelho de Guimarães. Apesar de elogiar os socialistas que ocuparam a presidência da Assembleia Municipal, promete dar o seu “cunho pessoal” ao exercício dessas funções. Depois de seis mandatos como presidente da câmara, Magalhães poderá agora assumir funções noutro órgão municipal, para o qual deseja uma “maioria confortável” do PS.

Em Braga, o ainda presidente da Câmara, Mesquita Machado, também tinha demonstrado disponibilidade liderar a candidatura socialista à Assembleia Municipal, mas a escolha do partido acabou por ser surpreendente. O presidente da Fundação de Serralves, Luís Braga da Cruz, foi anunciado este fim-de-semana como cabeça de lista do PS.

Este engenheiro civil de formação tem raízes familiares em Braga e presidiu, até há duas semanas, ao Conselho Geral da Universidade do Minho. A apresentação formal de Braga da Cruz como candidato à Assembleia Municipal bracarense deverá acontecer até ao final do mês. Em nota enviada à imprensa, a concelhia de Braga do PS valoriza o “vasto currículo” do antigo ministro da Economia do governo de António Guterres, que também presidiu à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte em dois períodos.

Braga da Cruz é actualmente presidente da Assembleia de freguesia de Tadim, uma freguesia rural de Braga e é membro da Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural de Braga. Na cidade foi também presidente da Adega Cooperativa, da Cooperativa de Produtores de Leite e da Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho.

Sugerir correcção
Comentar