1924-2017

Mário Soares

Mário Soares foi o homem, o político, o pensador, o fundador da democracia. Viu, viveu, fez viver e mudar. Poucos como ele ficarão nos livros da história. Uma história de alguém que nunca desistiu e que aqui se conta.

  • Cinco décadas depois de Soares e Cunhal, os debates televisivos perderam o fio às ideias. Reduzidos a momentos virais e notas dadas por comentadores, estes confrontos aviltam a discussão política.

  • Em tensão permanente com os primeiros-ministros que empossou, António Ramalho Eanes protagonizou, na primeira linha, a estabilização da democracia portuguesa. Contra o PS e o PPD/PSD, fundou o PRD.

  • O Verão Quente e os confrontos do PREC começam a preparar-se no mês de Dezembro do ano da libertação em redor do tema dos sindicatos. Começava, então, o tempo mais perigoso da Revolução dos Cravos.

  • Com o patronato cheio de medo, sob ameaça de expropriações e de detenções, há 50 anos nascia a CIP. O que levou o embaixador dos EUA Frank Carlucci a valorizá-los? Como se relacionaram com o poder?