Angola

11 Novembro 1975

Quarenta anos depois da independência, muitos recusam chamar a Angola um país democrático. Há vários jornais, mas pouco pluralismo e espaço de debate. “Há pessoas que têm medo de falar. Não foi para isso que se quis a independência”. O processo dos 15 jovens "é desastroso para a imagem" do governo

Moçambique

25 Junho 1975

Moçambique tem bons resultados macro-económicos. Mas em Maputo há transportes públicos que são uma carrinha de caixa aberta. O país tem sido considerado um modelo democrático. Mas os conflitos entre os dois partidos ameaçam a estabilidade. O que fez Moçambique nestes 40 anos de independência?

Cabo Verde

5 Julho 1975

Chamam-lhe a 11.ª ilha de Cabo Verde. A diáspora é uma das grandes fontes de receitas do país e está no imaginário colectivo, corre nas canções, na literatura, no carácter nacional.

São Tomé e Príncipe

12 Julho 1975

Foi um dos símbolos do colonialismo português, foi o produto rei de São Tomé, continua a ser o que mais se exporta. Quarenta anos depois da independência, o cacau já não tem o poder que tinha — mas ainda mexe. O que é que o cacau nos conta sobre estes últimos 40 anos?

Guiné-Bissau

24 Setembro 1973

Há 42 anos, numa mata do Leste da Guiné-Bissau, era declarada a independência unilateral do país. A cerimónia estava prevista para o Sul mas, à última hora, foi mudada para Lugadjol, região do Boé. A proclamação, reconstituída a partir de memórias de participantes, foi "a maior bomba que os portugueses receberam". O grande ausente foi Amílcar Cabral, assassinado oito meses antes.