O fato de banho através dos tempos
1880
Os primeiros fatos de banho eram como vestidos. Para banhos de mar ou sol, era obrigatório o uso de traje de passeio e sombrinha.
1900
Geralmente eram túnicas compridas feitas em lã, a tapar o joelho. O tom bronzeado era associado às classes trabalhadoras por estar conotado com funções ao ar livre.
1910
Fatos completos, de uma só peça, estilo macacão. Muitos ainda tapavam grande parte da perna e o uso de touca era recomendado.
1920
Nesta década os banhos de sol começaram a vulgarizar-se e os modelos tornaram-se mais libertadoras. Os fatos de banho eram largos, alguns tinham uma pequena saia mas começaram a ter formas diferentes.
1930
Os fatos de banho passaram a ser de duas peças, mais justos. Os saiotes diminuíram, as cavas aumentaram e alguns começaram até a mostrar a parte superior da barriga. O umbigo continuava tapado.
1940
Na década de 1940 ainda havia muitos fatos de banho de uma só peça mas mais curtos, justos, muitos sem costas e a acentuar as formas femininas.
1946
O “fato de banho mais pequeno do mundo” apareceu em 1946 e era composto por duas peças: um soutien de dois triângulos unidos por cordões e cuecas. Ficou baptizado como “biquíni” porque a imprensa o comparou ao ensaio nuclear que tinha ocorrido, no mesmo ano, no atol de Bikini.
1950
Os fatos de banho já revelavam partes do corpo que antes era impensável mostrar. Em 1952, em Cannes, a actriz Brigitte Bardot espalhou a imagem do biquíni com um modelo sem alças, florido.
1960
Os biquínis, ainda com cueca alta, começaram a ganhar mais admiradores depois de a música Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka Dot Bikini chegar às rádios – foi depois, em português, o Biquíni Pequenino às Bolinhas Amarela.
1970
O triquíni apareceu na década de 1970.
1980
A tanga brasileira e o fio-dental apareceram na década de 1980. Passou a haver uma maior variedade de biquínis, alguns muito reduzidos.
A prática do topless passou a ser habitual nas praias. Vários anúncios a protectores solares utilizavam mulheres em topless ou fio-dental como protagonistas.
1990
O fato de banho vermelho utilizado por Pamela Anderson na série Baywatch tornou-se um ícone da cultura popular nos anos 1990. Cavado e muito decotado, o fato de banho é sinónimo de sexy.
2000
Nos anos 2000 impera a variedade e há muitos modelos de biquíni diferentes. Parte de cima em triângulo, unida por cordões e cuecas mais largas é um dos modelos mais escolhidos.
2010
O modelo cai-cai é um dos mais vistos nos areais. O contraste de cores e padrões entre cueca e soutien é uma das escolhas das banhistas.
Opta-se novamente pelo fato de banho e até os anúncios a produtos de praia têm optado por este modelo em vez dos mais reduzidos.
2017
Entre golas altas e crop tops, os biquínis com maior cobertura ganham adeptos. Os modelos monocromáticos ou com mistura de padrões tornam-se populares e as marcas portuguesas afirmam-se cada vez mais no mercado.
Os fatos de banho são cada vez mais procurados e regressam aos cortes bastante cavados.