Sessão do impeachment já é a mais longa de sempre: 43 horas

A discussão sobre a destituição de Dilma Rousseff da Presidência do Brasil é já a mais longa dos últimos 25 anos na Câmara de Deputados brasileira.

Gritos, insultos e votos: deputados aprovam impeachment de Dilma

São já oito sessões contínuas (sessões consecutivas cujo intervalo não ultrapasse uma hora) que se estendem desde a passada sexta-feira, dia 15, e que deverão ter um ponto final este domingo. A razão para a demora está no processo: cada um dos 25 partidos com representação na Câmara de Deputados, em Brasília, tem direito a uma hora para apresentar a sua posição, e além destes há ainda depoimentos de outros intervenientes na sessão, como o jurista Miguel Reale Jr., um dos promotores do pedido de destituição. Até agora, já foram contabilizados 300 discursos, um recorde na história da Câmara brasileira. De acordo com o portal de notícias brasileiro UOL, muitos assessores parlamentares e funcionários receberam mesmo indicações para levarem colchões e pernoitarem no local para "sobreviverem" às sessões.

O deputado federal Rogério Peninha, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB/SC),  favorável à destituição, partilhou no Twitter: "Foram mais de 40 horas de debate, na sessão mais longa que esta Casa já viu." A oitava e última sessão estendeu-se pela madrugada e os trabalhos deverão ser retomados às 14h em Brasília (por volta das 18h00 em Portugal Continental).

 

 

Seja qual for o resultado da votação de hoje na Câmara dos Deputados sobre o impeachment, o Brasil vai acordar no dia seguinte com Dilma Rousseff ainda na Presidência. Cabe à Câmara dos Deputados autorizar, ou não, a abertura de processo de destituição contra a Presidente, uma decisão dependente de 342 votos favoráveis, dois terços da Câmara. Em caso de aprovação, a Câmara autoriza a instauração do processo de afastamento de Dilma Rousseff, que seguirá depois para o Senado, responsável por arquivar ou dar continuidade ao processo e, numa segunda etapa, julgar a presidente.

A sessão mais longa da Câmara dos Deputados até aqui datava de 2013, no primeiro mandato da presidente Dilma, com 41 horas.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários