Viagem à Europa

Um comboio, duas mochilas, a Europa: em vésperas de eleições europeias vamos fazer um Interrail. Vamos parar aqui e ali, de Barcelona a Bruxelas, de Atenas a Berlim, de Sófia a Londres. Os pontos estão marcados no mapa, o espaço é para surpresa.

Bari -> Atenas

Diferenças na Europa, cinco milhões de quilómetros depois

No ferry de Bari para Igoumenitsa encontramos uma pessoa que tem uma Europa conhecida ao longo de mais de 5 milhões de quilómetros feitos nos últimos 25 anos. “Estou ao serviço da comunidade europeia”, diz meio a brincar. “Passei de serviço ibérico a serviço europeu”, conta: é motorista de longo curso.

Ele diz o seu nome mas prefere não o usar no jornal. Do alto do seu camião – 1,20 metros, mais precisamente – vai dando conta do que mudou por essa Europa fora. Antes, conta, fazia muito serviço de Espanha e Portugal. Agora, essa mercadoria vai-a buscar aos países de Leste.

Também vai vendo os sinais de culturas diferentes. Como em Itália e na Grécia três faixas se transformam em estradas de quatro faixas se houver necessidade. 

Mas há outras diferenças no espaço europeu: nas multas, por exemplo, para quem beber de uma garrafa de água de litro e meio (em França um colega foi multado por isso mesmo). Ou nos sistemas tipo Via Verde nas auto-estradas: “tenho oito caixinhas brancas no tabelier”, uma por cada país.

Quando andou a conduzir sempre o mesmo percurso “ia dando em maluco”: é disto que gosta, de ser “papa-léguas”. Mais de cinco milhões de quilómetros, a última vez que contou.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.