Derrotados nos concelhos de Paredes e Mogadouro querem recontagem

PS de Paredes diz que desapareceram 180 votos.

Foto
Nuno Ferreira Santos

O candidato socialista à Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, vai pedir nesta terça-feira uma recontagem dos votos naquele município.

Em comunicado, o PS de Paredes afirma que na freguesia de Gandra foram registados 224 votos para a assembleia municipal e 30 para a câmara, “tendo desaparecido 180 votos”. Naquele concelho, o candidato do PSD, Celso Ferreira, ganhou por 73 votos.

Já no concelho de Mogadouro, o PSD pediu uma recontagem, que será feita esta terça-feira de manhã.

Onze votos separam Mogadouro de uma viragem histórica à esquerda. Depois de 12 anos de domínio social-democrata, os resultados apurados no domingo apontam para uma vitória do candidato do PS, Francisco Guimarães, por apenas dez votos.

Já na freguesia de Nogueira/Ermida, em Vila Real, o PSD e o PS empataram com 366 votos, devendo a assembleia de apuramento geral decidir terça-feira se valida um voto reclamado pelos socialistas ou se repete as eleições. Foram contabilizados 11 votos em branco e dez nulos, com o PS a reclamar a validade de um dos nulos, segundo a agência Lusa. Se o empate se mantiver, as eleições nesta união de freguesias terão de ser repetidas.

Ao início da noite, foram apurados os votos na freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, cujo escrutínio estava pendente. Às 20h25, o site oficial das autárquicas indicava faltar a contabilização dos votos de uma mesa na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, no concelho de Oeiras, e de outra mesa na freguesia de São Pedro – cujo nome oficial é Vila Real (São Pedro) –, no concelho de Vila Real.

Sugerir correcção
Comentar