Finanças eliminam obrigação de declarar no IRS juros e subsídio de refeição superiores a 500 euros

Secretária de Estado dos Assuntos Fiscais afirma que esta medida “evita um relevante aumento da complexidade e dos custos de cumprimentos para os contribuintes”.

Foto
Na última campanha do IRS foram registadas cerca de dois milhões de declarações no IRS automático Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
04:18

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Afinal, preencher a declaração de IRS relativa a 2024 não dará mais trabalho aos contribuintes do que até aqui. O Governo, segundo adiantou fonte do Ministério das Finanças ao PÚBLICO, vai aprovar num dos próximos Conselhos de Ministros um decreto-lei que elimina a obrigatoriedade de declarar, para efeitos de IRS do ano passado e anos seguintes, os rendimentos sujeitos a taxas liberatórias não englobados acima de 500 euros (como juros, mais-valias ou dividendos) e dos rendimentos não sujeitos a este imposto superiores a 500 euros (por exemplo, subsídios de alimentação, ajudas de custo, seguros).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.