João Ribeiro quer fomentar emprego em Setúbal com cinco milhões de euros por ano

Candidato do PS quer criar fundo de investimento para financiar empresários com condições mais vantajosas do que a banca.

Foto
João Ribeiro é porta-voz do PS e candidata-se agora a Setúbal Enric Vives-Rubio/Arquivo

O candidato do PS à presidência da Câmara de Setúbal, João Ribeiro, pretende criar um Fundo de Investimento Estratégico com cinco milhões de euros por ano, para financiar projectos que criem emprego no concelho.

Em comunicado, o socialista explica que o fundo “financiará empréstimos com prazos e juros mais vantajosos que a banca comercial aos projectos elegíveis no âmbito da Estratégia Setúbal 2024”, um plano que representa a proposta socialista para o concelho nos próximos dez anos. Segundo o candidato, “todos os projectos que sirvam a criação de emprego e os objectivos acordados com parceiros sociais até 2024 serão elegíveis”.

João Ribeiro acredita que é possível afectar cinco milhões de euros por ano a este fundo, tendo em conta os resultados líquidos de 2012 da autarquia ainda presidida por Maria das Dores Meira, que se recandidata pela CDU. “Podemos assegurar a afectação desta verba depois de reduzidos 15% em fornecimento de bens e serviços da câmara e tendo em conta os resultados conhecidos de 2012”, explica o socialista.

Na nota, lê-se que o Fundo de Investimento Estratégico deverá funcionar como “uma espécie de banco de fomento municipal e o capital deste fundo só poderá ser gasto ou ver alterado o seu destino mediante decisão em referendo local”. O fundo deverá atingir “no mínimo” 20 milhões de euros em 2017.

Ribeiro, que é também porta-voz do PS e foi convidado para liderar a candidatura Afirmar Setúbal, acredita que esta medida terá “impacto imediato na criação de emprego e de apoio aos pequenos e médios empresários de Setúbal”.

Além de João Ribeiro e de Maria das Dores Meira concorrem à presidência da Câmara de Setúbal Luís Rodrigues, que encabeça a coligação PSD/CDS, Mariana Aiveca do BE, Duarte Jesuíno do PCTP/MRPP e Luís Teixeira do PAN.

Sugerir correcção
Comentar