Morreu António Marques Mendes, fundador do PPD

O funeral do social-democrata, que estava internado devido a problemas cardíacos, é terça-feira em Fafe. Para o Presidente da República, o advogado "distinguiu-se pelo seu apego aos valores da liberdade e da democracia".

Foto
António Marques Mendes com o filho, Luís Marques Mendes Fernando Veludo

O advogado António Marques Mendes, fundador do Partido Popular Democrático (PPD) e pai de Luís Marques Mendes, morreu nesta segunda-feira aos 81 anos, no Porto, disse à Lusa fonte da família.

Segundo a mesma fonte, o social-democrata morreu no Hospital de Santo António, onde se encontrava internado há cerca de uma semana devido a problemas cardíacos.

António Marques Mendes esteve envolvido na fundação do PPD em conjunto com Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão, Mota Pinto, Mota Amaral, Alberto João Jardim e António Barbosa de Melo. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e fez carreira como advogado. 

O social-democrata ocupou os cargos de presidente da Câmara de Fafe e de deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo de Braga nas I, III, IV, V e VI legislaturas. E foi ainda deputado europeu entre 1987 e 1994.

O Presidente da República, Cavaco Silva, já enviou uma mensagem à família, na qual destacou "espírito patriótico" de António Marques Mendes: "Demonstrou um admirável espírito patriótico, marcando a vida pública portuguesa pela discrição, pela competência e pelo amor ao seu país", refere o Chefe de Estado.

“Desde os alvores do regime democrático português, António Marques Mendes distinguiu-se pelo seu apego aos valores da liberdade e da democracia e pela elevação, dignidade e sentido de dedicação à causa pública com que exerceu as funções de deputado à Assembleia da República, de autarca e de deputado ao Parlamento Europeu”, lê-se ainda na mensagem.

Também numa declaração enviada por email ao PÚBLICO, o presidente da Impresa Pinto Balsemão lembrou que "António Marques Mendes foi uma das figuras mais notáveis da história do PSD”. “Nunca esquecerei o apoio que dele recebi em horas difíceis da minha carreira política, nem da lealdade que sempre pautou as nossas relações. Foi sempre um exemplo de rectidão e de cordialidade”, acrescentou. 

A Comissão Política Nacional do PSD também já enviou uma mensagem, sublinhando que “António Marques Mendes ficará para sempre na história” do partido pelo “contributo importante no caminho para a social-democracia”. “Participou directamente na fundação do PPD e teve um trabalho político que se destaca pelas funções que desempenhou enquanto presidente da Câmara de Fafe, deputado na Assembleia da República e deputado europeu. A sua falta será sentida, mas o seu nome será lembrado entre nós como o de um verdadeiro social-democrata”, lê-se.

O funeral realiza-se na terça-feira, pelas 16h00, na Igreja de Arões, S. Romão, em Fafe.

Sugerir correcção
Comentar