O letão no cartaz da coligação

Já tivemos funcionários de juntas de freguesia, modelos de bancos de imagens e agora até um incauto vice-presidente da Comissão Europeia aparece na campanha a contragosto. Valdis Dombrovskis veio esta segunda-feira negar qualquer “intromissão” a poucos dias das eleições legislativas, depois de o PS e o Bloco de Esquerda terem acusado o responsável pela pasta do euro de, nas palavras de Catarina Martins, ter entrado na campanha eleitoral.

Em causa, as declarações proferidas por Dombrovskis no dia 24, quando afirmou que a intervenção no Novo Banco “não tem consequências no défice e na dívida de 2015 nem no esforço estrutural de 2014 e 2015”. No mesmo dia, a porta-voz do Bloco reagiu: “É verdadeiramente inaceitável que assim seja. A Comissão Europeia vem dizer que quando é para dar mais dinheiro à finança pode ser sempre. Quando é para as pensões, para os salários, para a saúde, para a educação, aí nenhuma décima do défice podia resvalar”. O PS reagiu no sábado, com uma pergunta dirigida pelos seus eurodeputados à Comissão Juncker.

Na segunda-feira, Dombrovskis veio negar a sugestão de que a declaração visava apoiar o Governo PSD/CDS-PP. “Esta declaração referia-se apenas a factos e, de nenhuma forma deve ser interpretada como sendo qualquer outra coisa”, respondia através do porta-voz Margaritis Schinas.

Aceite-se. Mas talvez seja então o momento de o Facebook oficial da coligação Portugal à Frente apagar a imagem do letão, ao lado da declaração polémica, que surge desde a semana passada entre imagens de cartazes e de acções de rua do PSD/CDS-PP, confundindo-se com os restantes materiais de campanha.

Sugerir correcção
Comentar